Lançada em Nova York campanha mundial em defesa de Lula

Compartilhe:

Publicado em Viomundo  – 

Lula diz que é vítima de julgamento pela mídia; lançada em Nova York campanha mundial em defesa dele; Exclusivo: veja o vídeo que critica o domínio do fato à brasileira

O ex-presidente Lula estava em São Bernardo do Campo, ao lado de parlamentares, advogados e sindicalistas.

Em Nova York, reuniram-se sindicalistas locais, um grupo de brasileiros Fora Temer, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins e o jurista Geoffrey Robertson, que atua nas Nações Unidas em defesa dos Direitos Humanos.

Os dois grupos se falaram através de transmissão de vídeo, no lançamento da campanha internacionalStand With Lula, que pretende denunciar perseguição política movida contra o ex-presidente no Brasil.

Eventos como o de hoje serão promovidos em várias partes do mundo, anunciaram Sharan Burrow, secretária-geral da Confederação Sindical Internacional e João Felício, presidente da CSI.

Foi durante o encontro que Lula ficou sabendo que o juiz Sergio Moro havia acatado a denúncia do MPF contra ele e a ex-primeira dama Marisa Letícia.

Em sua fala, o ex-presidente voltou a denunciar o “espetáculo de pirotecnia” do procurador Deltan Dallagnol e se disse vítima de um conluio entre setores da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e até da Fazenda.

“No Brasil, o que menos importa é a verdade. O que mais importa é a construção da versão. Eu conto uma versão, essa versão vira manchete de jornal, essa manchete de jornal é manipulada pela televisão e aí a pessoa, independentemente de ser inocente, passa a ser condenada pela opinião pública”, afirmou.

Lula se disse tranquilo com a decisão de Moro e pediu “respeito à minha família”.

Oradores denunciaram que o objetivo do golpe no Brasil, depois de destituir Dilma Rousseff, é impedir que Lula dispute as eleições presidenciais de 2018.

No topo, você vê o vídeo que explica didaticamente, segundo a defesa de Lula, como está sendo aplicada a teoria do “domínio do fato” à brasileira no caso.

Na janela inferior, a íntegra do discurso do ex-presidente.

Logo depois da decisão do juiz Sérgio Moro, os advogados de Lula divulgaram a seguinte nota:

Diante de todo o histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais pelo juiz de Curitiba em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não causa surpresa a decisão por ele proferida nesta data (20/9/2916) determinando o processamento da denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal em 14/9/2916.

Nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, como amplamente reconhecido pela comunidade jurídica, impediu que o referido juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou.

Esse é um processo sem juiz enquanto agente desinteressado e garantidor dos direitos fundamentais. Em junho, em entrevista, o procurador da República Deltan Dallagnol reconheceu que ele e o juiz de Curitiba são “símbolos de um time”, o que é inaceitável e viola não apenas a legislação processual, mas a garantia de um processo justo, garantia essa assegurada pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais que o Brasil se obrigou a cumprir.

Na qualidade de advogados do ex-Presidente, apresentamos uma exceção de suspeição (5/7/2016) – ainda não julgada – e temos convicção nos seus fundamentos. Esperamos que a Justiça brasileira, através dos órgãos competentes, reconheça que o juiz de Curitiba perdeu sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente.

Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira

*****

Nota do Instituto Lula:

Sergio Moro confirma que é parcial em relação a Lula

São Paulo, 20 de setembro de 2016,

Ao aceitar a denúncia inepta da Força Tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente Lula, o juiz Sergio Moro confirmou sua parcialidade em relação a Lula, que já foi denunciada ao Supremo Tribunal Federal e à Corte Internacional de Direitos Humanos da ONU. Moro simplesmente deu prosseguimento ao espetáculo de perseguição política iniciado pelos procuradores semana passada.
O mundo jurídico brasileiro sabe que a denúncia da Força Tarefa tem caráter eminentemente político, sendo o resultado de uma série de arbitrariedades e violações de direitos – como a condução ilegal de Lula para prestar depoimento, a violação e divulgação de telefonemas do ex-presidente e até de seus advogados, a invasão de sua casa, das casas de seus filhos e de diretores do Instituto Lula.

Após dois anos de investigações, envolvendo 300 agentes do Ministério Público, da Polícia Federal e da Receita Federal, nada foi encontrado para relacionar Lula aos desvios na Petrobrás. Nenhuma conta secreta, no Brasil ou no exterior; nenhuma empresa de fachada; nenhum pagamento ilegal, direto ou indireto.

Tudo o que restou à Força Tarefa foram hipóteses e “convicções” em torno de um imóvel que não é e nunca foi de Lula, além do custeio da armazenagem do acervo de documentos reunidos em seu período de governo. Sobre essa base inconsistente foi apresentada uma denúncia inverossímil e insustentável no Direito Penal, acolhida por um julgador notoriamente faccioso em relação a Lula.

O povo brasileiro e a comunidade internacional sabem que Lula é vítima de perseguição, de uma verdadeira caçada judicial, largamente apoiada pela grande mídia brasileira, com objetivos políticos indisfarçáveis. Uma perseguição que não poupa sequer dona Marisa Letícia.

O povo brasileiro e a comunidade internacional sabem que estamos diante de um processo de cartas marcadas, com o claro objetivo de excluir da vida política o maior líder popular e o melhor presidente da História do Brasil.

Assessoria de Imprensa

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias