Por Grasielle Castro, compartilhado de Hufftop Brasil –
Deputada é considerada um ícone progressista.
A democrata Alexandria Ocasio-Cortez derrotou o republicano John Cummings e foi reeleita deputada pelo 14º distrito da cidade de Nova York. Há dois anos, ela havia sido eleita a mais jovem deputada da história dos EUA com 29 anos.
De origem porto-riquenha, ela é tida como um ícone progressista principalmente por seus discursos feministas. Recentemente, ela viralizou nas redes sociais ao se defender de insultos de um congressista republicano.
Chamada de “desagradável, louca e perigosa” pelo republicano Ted Yoho, AOC deu uma lição sobre machismo estrutural nos Estados Unidos. “Todas nós tivemos que lidar com isto de alguma maneira e em algum momento de nossas vidas”, disse.
“Isso não é novo, e esse é o problema. O problema é que não é apenas um incidente, é cultural. É uma cultura de impunidade, de aceitar a violência e a linguagem violenta contra as mulheres, e toda uma estrutura de poder que a sustenta”, completou.
A deputada ressaltou que esta não foi a primeira vez em que foi insultada. Destacou que o próprio presidente Donald Trump já incentivou outros políticos a agredi-la verbalmente.
“Não foi apenas um incidente direcionado a mim, quando faz isso com qualquer mulher, o que o senhor Yoho faz é dar a outros homens permissão para fazer o mesmo com as filhas, a esposa e as mulheres da sua comunidade. E eu estou aqui para dizer que isso não é aceitável.”
Nesta campanha, sua marca foi o esforço que fez pela candidatura de Bernie Sanders, derrotado nas primárias do partido Democrata.