Marco Campos

Compartilhe:

Marco Campos é violonista e compositor, atuando no panorama brasileiro e internacional da música, seja atuando como solista, seja como arranjador, seja escrevendo música para cinema, teatro e balé. Sua música, essencialmente estruturada sobre ritmos brasileiros, é bela e original.

Iniciou sua vida profissional na segunda metade da década de 70, membro de importantes grupos da MPB na época, como o grupo Cantares e o conjunto de choro Éramos Felizes. A partir daí, Marco Campos vem trabalhando dentro dos quadros nacional e internacional da música, seja como solista, seja escrevendo música pra cinema, teatro e balé.




Marco Campos assinou a direção musical e os arranjos de diversos espetáculos musicais, tais como “Rio Canta Caymmi”, “Bahia de Todos os Santos” e “Vinicius de Moraes por Toda a Nossa Vida”. É também autor de música para peças de teatro, como, por exemplo, “Cânticos de Amor – Poemas de Salomão” (Rio – 2004). É, ainda, autor de música de cinema, inclusive dos filmes “PSW – Uma Crônica Subversiva” (protagonizado por Antônio Fagundes), vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior e “Histórias do Mar” (Prêmio RIOARTE Filmes – 1996).

Marco Campos musicou o vídeo “Voando para o São Francisco”, produção do Instituto Acende Brasil, exibido na cerimônia de lançamento do Código de Ética Sócio-Ambiental daquele Instituto, realizada em agosto/2007, no Memorial JK, em Brasília-DF. Igualmente, Marco musicou, em 2008, o vídeo comemorativo dos 20 anos de existência do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Rio de Janeiro-RJ.

No mês de maio de 2006, Marco Campos lançou seu CD “SOLO”, instrumental, pelo selo Guitarra Brasileira, gravado no Rio e em Paris, com treze músicas de sua autoria, revezando-se aos violões de dez e de seis cordas. Ainda nesse ano, Marco Campos deu uma série de concertos na Região Nordeste, patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

No panorama internacional, Marco Campos já se apresentou nos Estados Unidos, Peru, Suíça, Cabo Verde, França, Alemanha, Inglaterra, País de Gales, Burkina Faso e Mauritânia. Ele compôs a música para o balé “Waterdrops”, encenado em Londres, em 2005. Apresentou-se ainda como solista nas II e III edições da Bienal Internacional da Música (2002 e 2004) e no II Fórum Internacional Pan Amazônico (2003) e no Forum Social Mundial/2009, eventos ocorridos na cidade de Belém (PA).

Em setembro/2009, Marco Campos , gravou dois programas especiais, solo, para a televisão brasileira (TV Cultura): o “Timbres”, e o “Marco Campos –Alma Brasileira”, ambos exibidos em programação especial de fim de ano de 2009.

Em 2012 lançou o seu novo CD – “Flor da Alma”, gravado em Paris, em duo com o percussionista Dadá Viana, radicado em Paris.

Em maio/2013, levou sua música em turnê na Inglaterra, acompanhado pelos músicos ingleses Emily Burridge (cello) e Felix Gibbons (percussão).

Em 2014, assinou a direção musical e os arranjos, além de atuar como violonista,no espetáculo “Rita, o Musical”, produzido por F.Faria Lima, que cumpriu temporada no Rio de Janeiro-RJ.

Em junho/2014, retornou ao Reino Unido, para uma nova turnê , em diversos festivais na Inglaterra e no País de Gales, entre eles o Bath Fringe Festival e o Aldenburgh Festival.

Em junho/2015, realizou nova turnê no Reino Unido – terceiro ano consecutivo – com concertos na Inglaterra (inclusive no South Park – Londres) e País de Gales.

Em abril/maio 2016, de volta à Europa, apresentou-se em Paris em concertos ao lado do percussionista Felix Gibbons.

Em 2017, Marco campos escreveu a música do longa-metragem “Aikewara”, de Luiz Arnaldo e Célia Maracajá. Além disso, em dezembro 2017, apresentou-se em concertos em Ouagadougou – Burkina Faso, convidado especial do Festival multi-artes “Un Village Dans Une Ville”.

Em 2019, Marco Campos escreveu a música da série de TV “PALMARES – Coração Brasileiro, Alma Africana”. Em outubro 2019, Marco Campos apresentou-se como convidado especial no Festival Culture Metisse, em Nouakchott, Mauritânia.

Em 2020, Marco Campos escreveu a música da série de TV “Transamazônica – Utopias na Selva”, com lançamento previsto para setembro/2020.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias