A biografia de Paulo Freire em quadrinhos, por Rogério Faria

Compartilhe:

São quatro histórias que vão da infância ao seu legado nos dias de hoje

Compartilhado de Jornal GGN




A biografia de Paulo Freire em quadrinhos

por Rogério Faria

A Editora Draco lança a pré-venda no Catarse do quadrinho Paulo Freire #PRESENTE, com roteiro meu, Rogério Faria (Marighella #LIVRE), e artes de Ricardo Sousa (ZéMurai), Jefferson Costa (Jeremias – Pele) e Ren Nolasco (Só Ana). A obra apresenta o educador a uma nova geração, mas também permite um reencontro àqueles que conhecem sua vida.

São quatro histórias de 20 páginas cada uma que seguem Paulo Freire da infância ao legado nos dias de hoje, destacando-se a experiência de alfabetização em Angicos-RN, a escrita da obra Pedagogia do Oprimido no exílio no Chile, sua contribuição a uma África recém-independente, seu retorno ao país e sua participação no debate sobre políticas públicas de educação, quando chegou a ser secretário de educação no município de São Paulo. Vamos de 1930 até os dias atuais, passando por Brasil, Chile, Genebra e Guiné-Bissau, descobrindo um ser humano generoso, que dedicou sua teoria e sua prática para mudar as vidas das pessoas, mudar o mundo.

Mesmo antes de o quadrinho Marighella #LIVRE, parceria minha com Ricardo Sousa e Jefferson Costa, chegar às mãos dos leitores, já quebrávamos a cabeça: “Quem será o próximo personagem desta série?” Tinha que ser alguém forte, que fizesse de sua teoria sua prática, exatamente como fez o revolucionário comunista. E, então, o editor Raphael Fernandes lançou o desafio: Paulo Freire.

Ainda que num país profícuo em mulheres e homens de luta, ele era exatamente o que queríamos neste momento. Assim pregava educador: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

Daí, parti para a pesquisa. Sabia quem era Paulo Freire, acompanhava a polêmica que seu nome levantava em debates, mas não o conhecia. A cada entrevista, a cada texto com o qual ia tendo contato, mais me apaixonava. Diversas foram as vezes em que me emocionei, seja com a fala do próprio Freire ou com o relato de diversas pessoas pelo mundo que foram tocadas por ele.

Em 2021 esse projeto foi contemplado pelo ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo. O patrocínio permitiu uma remuneração digna de todos os artistas e equipe envolvida, além de nos possibilitar entregar o melhor material que podíamos fazer.

Com Paulo Freire #PRESENTE espero que quem não o conheça, venha a conhecê-lo. E que quem o conheça, o reencontre. E que todos possam se emocionar, assim como eu me emociono agora.

Para saber mais sobre a obra e garantir seu exemplar, você pode conferir a campanha no Catarse (https://www.catarse.me/freire). A campanha vai até o dia 24 de novembro.

Paulo Freire #PRESENTE é uma publicação da Editora Draco, em formato 17 cm X 24 cm, com 96 páginas em preto e branco em papel pólen bold. A capa será feita em papel cartão com boa gramatura.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias