Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Há tempos, coisa de dois anos, fiz um texto para o Bem Blogado sobre a culpabilização da vítima de estupro e sobre o PT. Vítima de um golpe que atingiu toda a esquerda, o PT foi acusado por muitos de ter propiciado o golpe em razão das coligações, sendo que estas deram maioria para os governos Lula e Dilma empreenderem várias ações de justiça social.
A comparação me voltou à memória com a questão do “antipetismo”. Tem gente que está utilizando a enxurrada de notícias fakes e tantas outras exageradas que contaminaram parte da sociedade para jogar pedra na Geni. Afinal, ela é boa para apanhar, ela é boa de cuspir. “Ela anda com a calcinha enfiada no meio da bunda. Logo, merece”. Esta é frase corriqueira dos preconceituosos.
É como o caso da mulher que foi estuprada e é considerada culpada por estar com pouca roupa. Ah, também quem mandou, atiçou…
Outra analogia é a de opositores num clube de futebol que torcem e sabotam para que o time perca e caia para outra divisão. Só assim, pensam, poderão sentar na cadeira do poder. O time que se dane.
Com alguma exceção, não há a preocupação em combater as injustiças que são cometidas contra o PT. Pelo contrário, se aliam aos meios de comunicação e às demais forças de direita para tentar se apoderar de um possível espólio, caso o “antipetismo” culmine na derrota total (toc,toc, toc) do Partido dos trabalhadores.
E haja pedra para jogar na Geni. Vejam só a “pérola” de argumento de alguém que se afirma de esquerda que colhi nas redes sociais: “Os votos antipetistas estão indo pro coiso… Esse voto reflete o medo da volta do PT ao poder. Em resumo, muita gente está preferindo o fascismo de que o petismo…O PT criou e alimenta o Coiso”. Entenderam?
Espero que este pensamento não prolifere. Quem for de esquerda e quiser votar, que vote, sem constrangimento e sem constranger no seu candidato. Mas que some forças para combater o nazifascismo que é o inimigo comum. Caso contrário, só estará vitaminando o estuprador, perdão, o inimigo.