Ler é o melhor remédio. Três mil livros dos mais variados temas e para diversas faixas etárias, inclusive crianças, serão distribuídos de graça pela Casa França-Brasil, no próximo dia 21 de dezembro, de 17h ás 19h30.
Na ocasião, o projeto “Literatura na Varanda” estará promovendo a leitura de o “Conto de Natal” do escritor francês, Guy de Maupassant, e o conto brasileiro “O Pároco” de Coelho Netto, interpretados por Carlos Vereza.
Estes são os presentes de Natal que a Casa França-Brasil, a Olivar Livros, a Rede Reinventar Jornalistas RJ e o blog “Literatura é bom pra vista” vão oferecer aos moradores e visitantes do Rio de Janeiro.
Para levar seu livro-presente (pode ser mais de um), é só chegar e participar do evento. “A Literatura é muito importante em meio à civilização digital, que tem a predominância da imagem. Ler e ouvir literatura faz deste ouvinte um coautor da obra, e não um espectador passivo, porque ele cria em seu imaginário o universo literário proposto pelo autor”, pontua o diretor da Casa França-Brasil, Jesus Chediak.
Francisco Olivar, membro da Academia Cearense de Letras e Artes do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel explica de maneira bem simples porque doou os livros: “um país se faz com homens e livros”, lembrando Monteiro Lobato. “Ao abrir suas instalações para recepcionar um público ouvinte autônomo e capaz de trocar bens culturais, a Casa França-Brasil reforça o que nos ensinou o genial Antônio Cândido, em seu livro “O Direito à Literatura”: é a nossa capacidade de fabular que nos torna humanos. Literatura é fabular, narrar, ouvir. É para todos e de todos”, assinala a criadora do blog “Literatura é bom pra vista”, Cristina Nunes de Sant´Anna.
Serviço:
Projeto “Literatura na Varanda”
Local: Casa França-Brasil
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Data: 21 de dezembro de 2018
Horário: 17h30 às 19h30