A censura prévia no evento Direitos-já

Compartilhe:

Por Luis Nassif, publicado em Jornal GGN – 

Para o evento, foi contatado um grupo para apresentar trechos de “Liberdade, Liberdade”. Seus integrantes sugeriram, então, o trecho sobre o julgamento de Sócrates. Imediatamente instalou-se o mal estar, porque o trecho poderia estimular alguma manifestação pró Lula-livre.

Outro episódio revela o viés político do evento Direitos-Já, organizado por grupos ligados à esquerda do PSDB, e que teve a participação de leque amplo de políticos e organizações.

O evento fez um controle feroz da entrada. Só poderiam entrar convidados para evitar a entrada e manifestações de estudantes. Em pleno TUCA.




Para o evento, foi contatado um grupo para apresentar trechos de “Liberdade, Liberdade”, a peça histórica de Millor Fernandes e Flávio Rangel. O grupo teria 6 minutos para uma apresentação sobre o tema direitos. Seus integrantes sugeriram, então, o trecho sobre o julgamento de Sócrates. Imediatamente instalou-se o mal estar, porque o trecho poderia estimular alguma manifestação pró Lula-livre.

O organizador do movimento, Fernando Guimaraes, exigiu então que o grupo submetesse o texto previamente a ele. O grupo considerou que era um ato de censura e se recusou a participar do evento. Era uma ironia atroz: “Liberdade, Liberdade” é uma peça clássica contra todas as formas de coação, incluindo a censura prévia.

Repito: há uma enorme demanda pelo grande pacto nacional contra o arbítrio de Bolsonaro, que supere as divergências partidárias. O movimento dos sonhos juntará os legalistas do PT e PSDB, do MDB e do PcdoB, do DEM e do PSB, associações empresariais e movimentos sociais. Mas não pode, em nenhum momento, ser massa de manobra de qualquer grupo.

Será  veneno na veia de qualquer articulação.

Tenho sido um crítico da insistência do PT em não dividir o protagonismo da oposição com outros atores. Mas criticá-lo por não endossar o Direitos-Já é injusto. Qualquer movimento em defesa dos direitos tem que colocar como ponto central a libertação de Lula. Ao proibir qualquer manifestação pela liberdade de Lula, nem sequer citar a prisão de Lula nos textos do organizador, o evento denotou um oportunismo político de quem tenta galvanizar uma aspiração geral em interesse próprio.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias