Em uma campanha na qual tem encenado o personagem de bom moço, que não se abala nem quando seu chefe de polícia é preso, o governador Cláudio Castro mantém a liderança na disputa para o governo do Rio e tem crescido nas últimas pesquisas.
Por Bepe Damasco, compartilhado de seu Blog
Foto: Stefano Figalo/Brasil de Fato
Mas Marcelo Freixo também não está estacionado e vem avançando, embora de forma mais modesta. O certo é que a realização de um segundo turno entre os dois principais concorrentes é praticamente certa, já que Rodrigo Neves, do PDT, não consegue sair do lugar, estagnado em 7% ou 6%.
Em condições normais de temperatura e pressão, Castro desponta como favorito para vencer a eleição no segundo turno, mas a movimentação de uma peça no tabuleiro pode virar o jogo em favor de Freixo.
Vamos imaginar que Lula consiga derrotar Bolsonaro no primeiro turno, algo, aliás, que as pesquisas apontam como factível, embora não seja fácil. Consagrado mais uma vez pelo voto popular, depois de superar a maior perseguição já sofrida por um político brasileiro, Lula, ainda na noite do dia 2 de outubro, concentrará todas as atenções nacionais e internacionais.
Além de ter um significado extraordinário para a democracia brasileira, essa derrota acachapante do fascismo faria de Lula o maior cabo eleitoral da história das eleições brasileiras, uma espécie de Rei Midas, personagem da mitologia grega, rei da Frígia, que transformava em ouro tudo que tocava.
E aí se beneficiariam todos os candidatos apoiados por Lula que estiverem disputando a segunda volta, como Freixo. É possível vislumbrar o impacto eleitoral de um comício do candidato do PSB e da frente de esquerda ao governo do Rio, na Cinelândia, na qual Lula seria não mais apresentando como candidato, mas sim como presidente eleito do Brasil.
Arrasador.
——————————————————————————————————-
Morro e não vejo tudo
E não é que ACM Neto, herdeiro político de um clã conservador e branco, que durante muitos anos foi liderado por Antônio Carlos Magalhães, apareceu com a pele morena em entrevista à TV Bahia, durante a qual se declarou pardo? Tudo leva a crer que o candidato a governador se submeteu a uma sessão de bronzeamento artificial. De quebra, ACM Neto atacou sem nenhum fundamento uma instituição respeitável como o IBGE, que, segundo ele, erra ao considerar pretos e pardos como negros.
“O Negócio do Jair”
Livro lançado na segunda-feira (12), de autoria da jornalista Juliana Dal Piva, traça um panorama detalhado e chocante das operações financeiras da família Bolsonaro. Veja o que escreveu sobre a obra o repórter Julinho Bittencourt, na Revista Fórum: “É um livro que, a depender da repercussão, pode vir a ter o mesmo efeito demolidor nas eleições presidenciais da famosa entrevista que o jornalista Luiz Costa Pinto fez, em 1992, com Pedro Collor, em que ele fez acusações ao irmão, o então presidente Fernando Collor de Mello.”
Vaca indo para o brejo
Se as pesquisas estiverem certas, o ex-juiz suspeito Sérgio Moro deve perder a disputa pela vaga de senador do Paraná para Álvaro Dias, que tenta a reeleição. Depois de ingressar no Podemos e se lançar candidato a presidente, para, em seguida, trair e abandonar o partido, Moro tentou, sem sucesso, emplacar um domicílio eleitoral fraudulento em São Paulo. Agora, caminha para a derrota eleitoral. Aqui se faz, aqui se paga.
O acolhimento de Francisco
Cassado pela Câmara dos Vereadores de Curitiba, em decisão influenciada pelo racismo estrutural que infelicita a nação brasileira, Renato Freitas, agora candidato a deputado estadual, recebeu um convite e vai se encontrar com o Papa Francisco. A audiência acontecerá na cidade de Assis, na Itália, no fim de setembro. Gesto generoso e acolhedor típico de Francisco.