Por Antonio Vergueiro* –
Quem foi que impôs o sexo às cores? Quem decretou que azul é cor de menino e rosa de menina? Que preto é “macho“ e rosa é gay? Por que todo esse preconceito com as cores?
Cada um pode ou deveria poder usar roupas, ter objetos, gostar de coisas com a cor que mais lhe agrada sem correr o risco de ser discriminado por conta disso. Da mesma forma, cada um deve seguir a sua questão de gênero sem que seja perseguido por isso.
Para mim, a resposta para essas distinções de cores vem há muito tempo: muito causado por nossos pais, que desde de que somos bebês já nos vestem, a rigor, na ditadura do azul e do rosa, masculino/feminino, hétero/homo.
Somos forçados e incentivados pela sociedade a pensar assim, porém temos a vida inteira para mudarmos nosso pensamento. Afinal, não vejo sentido em usar nada por influência dos outros, temos que usar o que nos faz bem.
Deixem as cores serem hermafroditas, não as rotulem com gênero. Por exemplo, minha cor favorita é azul, mas fico muito bem com um rosa claro.
*Antonio Vergueiro é adolescente e prega uma vida policromática.