Por Celso Sábado, Facebook –
A tristeza não é pela derrota. Afinal, esporte é isso mesmo: alguém tem que ganhar, alguém tem que perder. Só pode existir um campeão.
O que dói mesmo é sair da festa antes dela acabar. Quem nunca teve de sair de uma baita festa legal quando ela está no seu melhor momento? Antes de cortar o bolo e cantar parabéns? Antes da música lenta e das confissões movidas a convicções etílicas? Antes da interminável sessão de piadas que matam de rir de tão sem graça que são?
Por compromissos assumidos anteriormente, já tive de sair de vários festivais de cinema, por exemplo, na metade. É uma tristeza! A gente só fica imaginando como os outros devem estar se divertindo.
Copa do Mundo é a mesma coisa. Teremos agora nove dias terríveis pela frente vendo a festa dos outros, só imaginando que poderíamos ser nós a parar o expediente por algumas horas, a se reunir com os amigos, a viver mais um pouco desta deliciosa fantasia do futebol. Vai ser como ver uma festa legal apenas pela janela.
Vai ser duro, mas a gente supera. Daqui quatro anos tem mais… ou, pensando melhor, daqui a dois anos, quando começarem as eliminatórias… ou já já, no Brasileirão e na Libertadores.
Porque fantasia é bom, e a gente gosta.
Foto Fernando Frazão/Agência Brasil