A espera inútil por Janot

Compartilhe:

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista – 

“Eu estava dormindo enquanto os outros sofriam? Estarei dormindo agora? Amanhã, quando despertar, ou achar que despertei, o que direi do dia de hoje? Que junto a Estragon, meu amigo, neste lugar, até o cair da noite, esperei por Godot?” (trecho de Esperando Godot, de Samuel Beckett)




Confesso, não precisa nem vazar, já esperei por Janot. Esperei que ele desse um basta como procurador geral de Justiça na balbúrdia que alguns membros do Ministério Público criaram, enlameando nomes e cometendo injustiças Em vão. Mas não dá mais para esperar por ele, pois conclui-se que dá respaldo a tudo que vem acontecendo.

Tem culpado na história toda? Sim, mas de tanto cometerem injustiças, dão motivos para reação até dos sobejamente culpados.

Mas quero falar dos tais vazamentos ilegais. Sábado último, assisti ao “Jornal Nacional”. Não tenho esse péssimo hábito, mas as vezes acontece. Depois de ouvir sobre as muitas delações do executivo Cláudio Melo Filho, da Odebrecht, soube que o procurador geral vai investigar aquele vazamento ilegal.

Fiquei pensando na frase do personagem Vladimir, em Esperando Godot: estaria Janot dormindo enquanto outros sofriam?

Sim, pois o alto mandatário da Procuradoria Geral da República fechou os olhos ou dormiu enquanto centenas de vazamentos ilegais foram cometidos desde novembro de 2014, com o início da Operação Vaza, digo, Lava-Jato.

Vamos considerar que Janot estivesse dormindo e só agora houvesse despertado, depois, graças, também, aos vazamentos ilegais e seletivos contra o Partido dos Trabalhadores, que  a presidenta Dilma Rousseff foi injusta e ilegalmente retirada da presidência. Tendo sido esse o pior, mas não o único prejuízo à Constituição e, consequentemente, à democracia.

Então, agora acordado, que Janot volte no tempo, assista a todas as edições do “Jornal Nacional” de novembro de 2014 para cá, leia todos os jornais e revistas semanais futriqueiros e faça o seu serviço: investigar e punir todos aqueles que vazaram ilegalmente as delações premiadíssimas da Lava-Jato. Ah, sim, tem o Sérgio Moro, que vazou ilegalmente as conversas telefônicas da presidenta legítima e do ex-presidente Lula.  Esse é um caso que não veio ao caso, do STF,  que igualmente dormiu supremamente. Claro, pode ter, numa boa, vazamento ilegal da Polícia Federal (rimou). Bem, sobre isso é preciso dizer:  dormiu também o governo Dilma, contribuindo para a aquisição de sua própria forca.

Aqui ficamos, portanto, aguardando Janot e todos aqueles que contribuíram para a confusão generalizada que se tornou o país. Mas é vã a  esperança, pois, na verdade, em vez de coadjuvantes distraídos da história, Janot, STF e companhia  são personagens principais, ativos no golpe; protagonistas de uma trama violenta e abjeta contra a democracia.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias