A grande imprensa alemã repercutiu a notícia sobre a impugnação da candidatura de Lula

Compartilhe:

Por Antonio Salvador – 

O Brasil tem sido descrito no cenário europeu, sobretudo aqui na Alemanha, por meio das metáforas mais inusitadas. A última foi “Sorgenkind”. Literalmente, significa “criança-problema“ ou, por extensão, tudo aquilo que inspira cuidado extremo, alguém fora de controle ou fadado à estupidez, uma fonte incessante de preocupações.

Foi assim que, hoje, ao noticiar que o TSE impediu a candidatura de Lula, o prestigiado jornal Süddeutsche Zeitung descreveu o Brasil atual: “Há alguns anos, a maior economia da América Latina era tida como uma potência regional emergente, hoje é uma ´Sorgenkind´”.




O mesmo jornal fez o relato da visita a Lula feita pelo líder Martin Schulz, uma das maiores autoridades políticas alemãs, do SPD, na última quinta-feira. Schulz disse ao jornal sobre Lula: “Nenhum poder no mundo pode me impedir de dizer a um homem que conheço há muitos anos e em quem confio, eu acredito em você”.

O jornal destaca a intenção frustrada de quase 40% da população em votar em Lula e diz que o presídio em Curitiba, essa “cidade provinciana”, tem recebido mais visitas de chefes de Estado do mundo inteiro do que o Palácio do Planalto, em Brasília.

Do mesmo modo, o jornal Frankfurter Allgemeine salientou que Lula é “de longe” o candidato mais querido. A revista Bild deu o mesmo destaque, assim como a Stern, para a qual Lula “poderia vencer as eleições facilmente”, não houvesse “apenas um problema: ele está preso”. Por sua vez, o jornal Zeit ressaltou que a candidatura de Lula foi impugnada pela “Procuradora-Geral Raquel Dodge” e mais “uma fileira de políticos da direita”.

Esta mesma semana, a revista Der Spiegel definiu a campanha eleitoral no Brasil, em 2018, como “bizarra”.

Todos os veículos de comunicação expressaram consternação com o avanço de certo candidato da “extrema-direita”, apresentado como o “Trump brasileiro”, não pela fortuna, claro, mas pelo currículo: “racista”, “homofóbico”, “apologeta da tortura”, “glorificador da ditadura militar” e “candidato em segundo lugar nas pesquisas”, isso corre ipsis litteris em vários jornais alemães. Sobre o tal candidato, também já é conhecido o seguinte causo: “Certa vez ele disse a uma deputada que ela não merecia ser estuprada, pois seria muito feia”.

O “Welt” alertou que é “difícil prever como os eleitores de Lula irão reagir” após a impugnação da candidatura.

Ninguém, por aqui, começou a questionar como os opositores de Lula (os não necessariamente ligados ao pensamento da direita extremista), como eles poderão reagir em caso de um segundo turno entre o Partido dos Trabalhadores e o Trump curricular.

Será essa mais uma fonte de preocupação?

É o que descobriremos em poucas semanas…

Antonio Salvador

Berlim, 01 de setembro de 2018.

Fontes:
https://www.sueddeutsche.de/politik/wahl-in-brasilien-lula-da-silva-darf-nicht-zur-wahl-antreten-1.4113181
https://www.zeit.de/politik/ausland/2018-09/brasilien-luiz-inacio-lula-da-silva-praesidentenwahl
https://www.welt.de/politik/article181385110/Umfragekoenig-Gericht-schliesst-Brasiliens-Ex-Praesident-Lula-von-Wahl-aus.html
http://www.faz.net/aktuell/politik/ausland/brasiliens-ex-praesident-lula-darf-nicht-mehr-zur-wahl-antreten-15766147.html
https://www.stern.de/politik/ausland/niederlage-vor-gericht-brasiliens-ex-praesident-lula-darf-nicht-zur-wahl-ntreten-8237710.html
http://www.spiegel.de/plus/lula-da-silva-bei-der-brasilien-wahl-der-favorit-sitzt-im-knast-a-00000000-0002-0001-0000-000159070551

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Posts Populares
Categorias