“A mídia descontrolada, episódios da luta contra o pensamento único”, de Laurindo Lalo Leal Filho, será lançado no dia 26 de abril no Rio de Janeiro. O livro reúne uma série de artigos sobre comunicação, com foco maior na televisão, publicados entre 2010 e 2018 na Revista do Brasil.
Acompanha o debate em torno das tentativas de criação das leis necessárias para colocar em prática os dispositivos do capítulo sobre Comunicação Social, contidos na Constituição Federal de 1988.
Os textos acompanham a relação da mídia com grandes eventos ocorridos no período como as eleições gerais de 2014, a cobertura das Copas do Mundo de futebol de 2014 e 2018 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. A proteção da criança em relação à TV e análises críticas dos chamados “programas policialescos” também fazem parte da coletânea.
O autor diz na introdução que o “fato dos artigos terem sido escritos ao sabor dos acontecimentos nos remetem a momentos de esperança e desilusão (…) trazem a palpitação do momento, as incertezas dos desdobramentos dos fatos, a precariedade das conclusões e as emoções da vida.
A expectativa é de que estes textos sirvam de estímulo para a continuidade da luta nos tempos difíceis em que vivemos”.
Sobre o autor:
Laurindo é formado em Ciências Sociais pela USP, com mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP, doutorado em Ciências da Comunicação/USP e pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade, Londres.
Desenvolveu sua carreira em emissoras de televisão, passou pela Rede Globo, onde foi repórter, redator, locutor e comentarista; foi editor-chefe do jornalismo da TV Cultura durante a de´cada de 7. Nesse mesmo período foi professor livre-docente, de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes/USP e nas Faculdades Integradas Alcântara Machado. Entre 1982 e 1983 foi editor da central de jornalismo na Bandeirantes.
Foi ouvidor-geral e membro do Conselho Curador da EBC – Empresa Brasil de Comunicação e apresentou o programa VerTV, transmitido pela TV Câmara e TV Brasil.
Serviço:
Lançamento:
Dia 26 de abril, das 18 às 21 horas
Livraria Leonardo da Vinci
Av. Rio Branco, 185 (subsolo)