A nova tortura acontece nas redes digitais

Compartilhe:

A verdade verdadeira, como diria meu pai, virou ponto de vista,

Por Adiana do Amaral, compartilhado de seu Blog




Com direito à calúnia e difamação.

Sem punição.

Caiu na rede, é sacrificado: 

seu perfil devastado, 

você é xingado,

seu nome é alvo do teclado e da tela maldita que fomenta a Internet.

Má fé ou ignorância?

O internauta que compartilha uma ideia ou notícia geralmente acredita nela. 

Afinal, está escrito, foi fotografado, filmado.

Desinformação ou ignorância?

A maioria dos usuários das mídias digitais não sabem discernir a verdade da mentira,

parte deles têm interesses na inverdade e sabem os meios de fazer os demais acreditarem.

“Existimos, a que será que se destina”, bebendo da fonte das boas ideias de Caetano.

Revisitando o passado recente

Não estou escrevendo nenhuma novidade aqui, muito pelo contrário, mas tenho percebido que uma nova onde de ódio vem assolando as mídias digitais..

Quando o ex-presidente lançou sua candidatura, num passado recente e devastador, a internet virou campo de batalha. 

Ao ser eleito, a guerra foi deflagrada, com direito ao armamento pesado das fakenews.

Impossível, então, saber de onde elas eram lançadas, pois a terra brasilis conheceu o fenômeno da multiplicação do gado – e dos bots- que, sob o cabestro da desinformação, foi para a artilharia da desinformação.

Naquela época, era impossível, para quem militava contra, passar impune.

Eu, na ocasião, sofri linchamento numa rede profissional, o Linkedin, onde era mais difícil  entender -e controlar- os ataques, apesar das denúncias mil e da solidariedade dos pares.

Aos poucos o Facebook virou universo paralelo das notícias e o  whatsapp viralizou como praga na contaminação familiar, desintegrando relações.

De lá para cá aprendemos muito sobre esse mundo distópico, discutimos os limites da Inteligência Artificial, mas a regulamentação das plataformas ainda é ficção.

Se uma fofoca nos afeta muito, o compartilhamento destas destrói vidas.

Sim ,tem gente morrendo em consequência da manipulação da informação.

A mentira virou verdade.

a verdade virou ilusão.

Caiu na rede deste mar sem fim é fisgado.

Da maldade nossa de cada dia nos livrai hoje

O alvo preferencial no Brasil é o padre Júlio Lancellotti

Tudo o que ele faz e diz vira notícia, e polêmica, e fakenews.

Uma das personagens mais expressivas da atualidade, no Brasil, é claro, ele ganhou a mídia.

Toda boa ação praticada vira reportagem – ou post nas mídias digitais, desvelando o Bem e o Mal, que tem lado, dependendo da ideologia.

Toda semana uma nova polêmica, sempre potencializada pelo julgamento de valores, que está associado à transformação comportamental associada ao passado recente.

Mas por que atirar pedras, ops fakenews, contra o homem santo?

Ele cuida dos indesejáveis.

Ele toca nas chagas abertas da América Latina…

Só para resumir o roteiro da ópera.

Quanto mais o padre Júlio se torna um homem público- sim, ainda tem muita gente que não conhece a sua vida e obra – mais ele é exposto.

Além de religioso, ele é um idoso que precisa ser protegido por cuidados, ações, pensamentos e orações.

Padre Júlio é alvo preferencial da direita no Brasil, mas a desinformação que “move o Sol e os outros planetas”, são as fakenews, e não o amor, como prefere Dante.

As eleições municipais e a disputa de poder em São Paulo são um prato cheio para os debates na rede…

Infelizmente, o nosso santo vivo, como eu o descrevo, parece ser o tempero que agrada os dois lados.

Afinal, a Internet é um saco sem fundo lucrativo e tomos nós fomentamos essa rede de ilusões.

Na dúvida,

Post como se fora a si mesmo.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias