Por Lidia Pena, compartilhado de SOS Brasil Soberano –
Sexta-feira, 7 de maio, às 17H
Agravada pela Pandemia, os países sul-americanos vivem uma situação de extrema vulnerabilidade, com indicadores sociais muito baixos e subemprego alto. No Brasil, a desindustrialização da economia e a devastação ambiental são dados que apontam diretamente para a fragilidade do cenário atual.
Diante do quadro de retrocesso, que projeções se pode fazer para o futuro da região?
Para responder a essa pergunta e analisar seus desdobramentos, a doutora e mestre em Ciência Política, Mônica Bruckmann, é a convidada desta edição do Soberania em Debate.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
O Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ – mantém sua agenda via recursos on-line, em respeito à gravidade da pandemia.
Debatedora:
Mônica Bruckmann – Peruana de nascimento e brasileira de coração, é Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais. É Professora do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação de História Comparada – PPGHC da UFRJ. É membro da diretoria do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Seu livro “Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana” foi publicado em espanhol no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e Bolívia. As edições em português e inglês estão a caminho.
Entrevistador:
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.