Ângelo Cavalcante – Economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Itumbiara
A poderosa XP Investimentos abocanhou, apenas no último trimestre desse ano, quase um bilhão de reais.Instituição “farialimer”; opera com grandes investidores e especuladores do país e mesmo do mundo; midiática, icônica, imagética gera sinais, símbolos, marcas, significados e comunicações porque, evidentemente, precisa orientar sentidos, opiniões, percepções e, é claro, condutas. É empresa moderna ou hiper-moderna e que se sabe; sabe ser/estar nesse mundo digital, binário, dual, fluído.É financeira mas jamais é só financeira; nunca se nega a realizar incursões e intervenções na cultura, nas artes, nas ciências, na gestão pública e, “of course”, na política.Foi aí… Bem aí que o “bicho pegou”!
Nadando com largas braçadas no “mundo cão” de Bolsonaro a poderosa XP encomendou pesquisa com itens destacados e elevados como se fossem estandartes d’alguma escola de samba do grupo principal do Rio de Janeiro com temas como honestidade, moralidade e transparência.
A idéia tácita e subliminar era estabelecer uma clivagem entre Lula e Bolsonaro; evidentemente, Lula é “a raíz de todos os males” a ser evitada, negada e combatida e; Bolsonaro, por sua vez, o autêntico e legítimo “representante da providência divina” na Terra. Pesquisa muito bem feita, estruturada e definida não fosse por um único e único detalhe: o POVO!
Na preferência dos pesquisados, a percepção de um Lula afeito e cioso com a honestidade é expressivamente maior na comparação com JB! Ora, ora… É estampado na memória, nas recordações e lembranças públicas os esforços dos governos do PT por combater o câncro fedorento da corrupção. A XP mixou…
A pesquisa eleitoral veio na sequência com um Lula já dado, cristalizado e consolidado na proa das eleições com algo como 52%.O fenômeno a ser debatido, discutido e melhor compreendido é que, diferentemente do que se possa pensar…
Os votos ou “neo-votos” de Lula não vieram de Ciro, Tebet ou Janones; o crescimento sistematizado, articulado e progressivo de Luis Inácio está puxando, prospectando votos, reparem bem, dos interiores e miolos do próprio bolsonarismo.É a única explicação possível e plausível para identificar e decodificar o “boom” de votos e que migra aos milhares/dia às contagens da candidatura petista.
Lula está drenando os votos de Bolsonaro; os arroubos do presidente, sua ira, cólera e rompantes não são porque está, como sempre esteve, na longínqua traseira de Lula.
É que o presidente já viu, percebeu e confirmou que sua bolha de evangélicos, milicos e fanáticos outros fora rompida e atravessada pelo filho de dona Lindu e isso……Isso é inadmissível! A guerra está dada!
Preparemo-nos!