A pobreza espiritual de uma sociedade que minimiza a morte de seus idosos

Compartilhe:

Por Viviane Regio, compartilhado do Site Sabedoria Pura – 

Mas esse “único” dói na alma. Dói aqueles que têm idosos ao seu lado e aqueles que têm um mínimo de sensibilidade. Porque a grandeza de uma sociedade é medida pela maneira como trata seus idosos. E uma sociedade que transforma seus idosos em pedaços dispensáveis ​​perdeu todos os seus pontos cardeais.

A sociedade que venera o corpo condena-se ao declínio da alma




Nas culturas “primitivas”, os idosos desfrutavam de consideração especial porque eram considerados reservatórios de grande sabedoria e conhecimento. O declínio começou na Grécia antiga e só piorou desde então, sofrendo uma verdadeira queda livre nas últimas décadas. O culto ao corpo promovido na época continuou inexoravelmente seu curso. Mas uma sociedade que reverencia o corpo é incapaz de ver além das aparências.

Uma sociedade que venera o superficial condena-se ao declínio da alma. Essa sociedade empurra cada vez mais pessoas para se preocupar – e se assustar – com suas rugas, jogando-as nos braços do crescente negócio de cirurgia plástica.

Essas pessoas realmente não fogem de suas rugas, mas do que elas significam. Porque eles entendem, nos recantos mais profundos de seu ser, que essas rugas são o começo de uma condenação ao ostracismo. E se há algo pior do que olhar para as rugas no espelho, é saber que você não conta mais porque ao longo da vida recebeu mensagens sutis – e às vezes não tão sutis – que os idosos não importam.

O que damos hoje aos idosos é o que receberemos amanhã

A sociedade que minimiza a morte dos idosos esqueceu que foi construída por aqueles idosos, aqueles que hoje se tornaram um número que olhamos com certo estupor e à distância, sentindo falsamente certeza de que não vamos tocar. nós. Foram esses anciãos que lutaram por muitas das liberdades que desfrutamos hoje. Aqueles que pegaram os pedaços de sucata de muitas famílias durante a crise e os que agora cuidam de seus netos – embora isso possa significar uma sentença de morte – porque suas aulas foram suspensas.

Portanto, mesmo que seja a lei da vida que os idosos nos abandonem primeiro, não posso deixar de estremecer aqueles idosos que ninguém leva em consideração. Para os meus idosos. E também sozinho. Porque todos atingimos a velhice, incluindo aqueles que hoje se orgulham de juventude e extraem músculos da imunidade. E, embora seja verdade que a morte de crianças e jovens está se movendo, isso não nos dá o direito de minimizar a perda daqueles que viveram mais tempo. Toda vida conta. Esquecer sobre isso nos entorpece e perigosamente nos aproxima da sociedade distópica que Lois Lowry desenhou .

Portanto, não posso deixar de estremecer ao pensar que moro em uma sociedade que parece se importar mais com slogans e economia do que com vidas. Numa sociedade em que o progresso é medido em termos de PIB e tecnologia, em vez de falar sobre bem-estar e saúde para todos e cada um de seus membros.

É por isso que também encontro o calafrio com o qual se diz que o “apenas” coronavírus afeta seriamente os idosos – quase verdade porque os jovens e as saudáveis ​​também morrem, como indicado pelo maior estudo realizado até agora – e as com patologias anteriores, embora sob o guarda-chuva de “patologias anteriores” não oculte doenças terríveis, mas problemas tão comuns quanto hipertensão e diabetes – como o próprio Ministério da Saúde reconheceu . E na Espanha, 16,5 milhões de pessoas sofrem de hipertensão, segundo a Sociedade Espanhola de Cardiologia e 5,3 milhões têm diabetes, segundo a Fundação Diabetes . E eles não são todos velhos.

Isso significa que essa luta pertence a todos. E não é uma luta pela sobrevivência individual, mas pela sobrevivência coletiva. Pela sobrevivência dos grupos mais vulneráveis. E pela sobrevivência do que resta dos humanos em cada um de nós. Porque, embora seja verdade que, em circunstâncias extremas, a pior das pessoas vem à tona, o melhor que temos lá dentro também vem à tona. A decisão é nossa.

Então hoje eu levanto minha voz para os idosos. Para aqueles velhos que não podem levantá-lo. Porque eles não podem. Ou porque eles não querem. Ou talvez porque tenham a sabedoria que os anos lhes dão e sabem que aprenderemos a lição, quando a vida se encarregar de colocar cada um em seu lugar.

Embora, talvez, o meu seja apenas um grito que não ecoará em uma sociedade muito endurecida e individualista que foi surda a tudo que não seja seu egoísmo narcísico .

Fontes:rinconpsicologia

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do uso de corticosteroides em pacientes com doença de coronavírus (CID-19), bem como sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças coronarianas. JAMA: doi: 10.1001 / jama.2020.264.

Fernández, E. et. Al. (2020) Relatório Técnico. Doença de coronavírus, COVID-19. Ministério da Saúde e Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde ;

Trejo, C. (2001) O velho homem da história. Acta Bioethica ;

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Categorias