A tristeza, no olhar da alegria

Compartilhe:

Por Ique Woitschach, cartunista
Ao longo da carreira brilhante do Paulo Gustavo, cheguei a me preparar pra fazer sua caricatura algumas vezes. Mas tinha alguma coisa que me parecia estranho, fora de lugar, e eu desistia. Mas continuei estudando suas imagens e suas expressões.

E hoje, depois de uma noite insone, na tentativa de me conectar com a energia dele, acordei e resolvi fazer o seu retrato, um close focando exatamente naquilo que mais me intrigava: seu olhar.

Por mais que fosse alegre e tivesse sempre sorrindo, eu via uma tristeza tatuada em seu olhar.
Pra mim os traços de seu olhos não acompanhavam a alegria do resto do rosto, quando ele tava sorrindo. Eu sentia isso.




Talvez, ele, lá dentro de seu subconsciente já pressentisse sua brevidade de vida nesse plano, e essa tristeza em partir tão cedo ficava involuntariamente impressa em seu olhar.

Talvez por isso, ele, além de viver 1 dia à mil, vivia também mil dias em 1.
Talvez por isso fosse ligado no 220V.
O que ele sabia é que tinha a missão de fazer rir, de fazer pensar, e cumpri-la com a excelência que o fez.

Lá no meio da minha insônia, só conseguia pensar que se tivéssemos recebido as 100 milhões de doses da vacina, em dezembro de 2020 como propunha o contrato com a Pfizer, Paulo Gustavo ainda estaria entre nós, com seu talento estonteante, seu humor, sua irreverência, sua coragem, sua luta contra o preconceito, e sua história de vida linda.

Se o genocida que decidiu pelas mortes e não pelas vidas, não tivesse cancelado a compra por pura vaidade e prepotência, Paulo Gustavo e mais pelo menos outras 200 mil vidas teriam sido salvas.

Muita tristeza, e indignação.
Paulo Gustavo pra mim virou um símbolo de resistência e de luta por justiça contra essa política da morte, pra que possamos voltar a sorrir novamente como a Dona Hermínia e todas as suas criações.

Deixo aqui minha homenagem, minha solidariedade com toda a sua família, e com as famílias de todos os brasileiros que perderam seus entes queridos para essa doença terrível, que se tornou ainda mais letal por ser sido tratada com negligência, e com o descaso.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias