O ‘Modo de Ser’ de Antônio Cândido e Carlinhos Vergueiro
Por João Tavares –
A Música Popular Brasileira é, talvez, a mais suprema de nosssas artes. A vida cotidiana é marcada por canções e cada um tem sua própria trilha. Salve o compositor popular, ensina o poeta.
O mais difícil nesta arte é musicar textos em prosa. Temos excelentes, mas poucos exemplos na MPB. Não menosprezando, claro, a imensidão de trabalho e talento de cada letrista ao colocar palavras em canções que se tornam memoráveis ou, o que é mais comum, ao fazer brotar, juntas, letra e música, numa simbiose perfeita.
Antônio Cândido, em suas milhares de páginas escritas ao longo de uma descomunal obra – seguramente – jamais sonhou estar escrevendo uma letra de música.
Seu talento literário, entretanto, também perpassava esta arte, sem a clara intenção de estar por ali trilhando.
Surpreendido e maravilhado ele ficou ao receber do compositor Carlinhos Vergueiro uma inédita homenagem, verdadeiras ‘flores em vida’ ao ver musicado parte de um texto seu, intitulado ‘Modo de Ser’.
Este texto, que se tornou canção, hoje revela ainda outros significados no instante em que o Brasil se despede de um dos seus mais perfeitos criadores e tradutores.
João Tavares
No link abaixo, ouça Modo de Ser (Carlinhos Vergueiro/Antônio Candido)