Publicado em Brasil 247 –
O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi agredido e algemado na noite desta quarta-feira 14 ao tentar negociar com o comando da Brigada Militar a fim de garantir a segurança de 70 famílias durante um processo de reintegração de posse
Rio Grande do Sul 247 – O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi agredido e algemado na noite desta quarta-feira 14 em Porto Alegre ao tentar negociar com o comando da BM (Brigada Militar), em frente à Ocupação Lanceiros Negros, para que um processo de reintegração de posse garantisse a segurança das 70 famílias que ocupam o local.
A ação foi avalizada pelo Oficial de Justiça que cumpriria a reintegração de posse do local. O parlamentar deslocava-se para o prédio da ocupação, na esquina das ruas Andrade Neves e General Câmara, junto com a equipe da Comissão e representantes da ocupação.
O grupo daria início a uma audiência pública a ser realizada no prédio, mas foi surpreendido por dezenas de oficiais, inclusive com a força tática, que praticaram uma ação truculenta e exagerada. O episódio foi denunciado ao presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto, que foi ao local acompanhar a situação. O deputado Jeferson esteve no Palácio da Polícia registrando o fato e realizando o exame de corpo de delito.
A página do PT na Câmara no Facebook acusa o governo de José Ivo Sartori de promover “um espetáculo vergonhoso de truculência, desumanidade e covardia como poucas vezes se viu no Brasil”.
Bancada do PT exige demissão de Schirmer e comandante da BM
Publicado em PTSul –
A Bancada do PT na ALRS repudia a truculência da Brigada Militar, sob o comando do governador Sartori, na ação de reintegração de posse da ocupação Lanceiros Negros. A noite, na véspera de um feriado, famílias com crianças foram jogadas na rua com uso da força bruta, do gás e de balas de borracha.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALRS, deputado Jeferson Fernandes foi algemado e detido pela BM ao tentar intervir contra as agressões da BM, em pleno exercício da atividade parlamentar.
O governo Sartori mais uma vez demonstra seu caráter autoritário ao permitir que o Secretário de Segurança e a BM ajam ao arrepio da lei. Enquanto usa da força policial para agredir famílias sem teto, mulheres e crianças. Manifestamos nossa total solidariedade às famílias da Lanceiro Negros e nosso apoio incondicional ao deputado Jeferson Fernandes.
A agressão ao deputado Jeferson foi arbitrária e ilegal. O mínimo que se espera do governador do Estado é a imediata exoneração do Secretário de Segurança e do comandante da BM. Sem isso, Sartori vira cúmplice de toda barbárie, violência e arbitrariedade desta noite.
Bancada do PT na ALRS