Via Maria Luiza Quaresma Tonelli –
Será que há tantos ignorantes que não entendam o que está ocorrendo?
Walter Falceta:
“PLANO ABUTRE”: PARA PAGAR APOSENTADORIA, BOLSONARISMO SUGERE TOMAR IMÓVEL DE IDOSO E ENTREGÁ-LO A BANCOS
A equipe econômica do presidente fascista do Brasil, Jair Bolsonaro, já encontrou uma solução para manter vivos os idosos que terão seus direitos suprimidos pela reforma da Previdência.
Para gerar uma renda de sobrevivência para esses trabalhadores, pretende instituir o chamado “financiamento imobiliário reverso”.
Durante os anos de vida restantes, o idoso receberia um complemento de renda. No entanto, teria de abrir mão da titularidade de seu imóvel.
Quando de seu falecimento, o banco assume a propriedade e a negocia no mercado.
O assessor especial da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Felipe Garcia, anunciou, nesta quinta-feira, que está em estágio adiantado o desenvolvimento da proposta de expropriação planejada.
“O mercado consumidor está sempre melhor com mais opções do que com menos opções”, argumentou Garcia, revelando interesse do governo em beneficiar os grandes bancos.
Um projeto semelhante, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), tinha sido apresentado ao Congresso em 2018, mas não foi ainda analisado na Comissão de Constituição e Justiça.
Segundo Garcia, o já chamado “Plano Abutre” (apelido criado pela oposição no Congresso) do governo não irá estabelecer um limite de idade. Ficará a cargo dos bancos escolher quais pessoas serão submetidas ao sistema de expropriação consentida.
Na opinião do servidor bolsonarista, esse novo mercado pode gerar grandes lucros para os fundos de investimento imobiliário e impulsionar o setor de seguros, geradores de salvaguardas para as operações.
Se o idoso desistir da hipoteca reversa, deverá quitar o valor do contrato com o banco para reaver a titularidade do imóvel.”
Via Maria Luiza Quaresma Tonelli