Por Gabriel Pietro, publicado no Portal Razões para Acreditar –
A boa ação agora se estendeu em um projeto educacional em parceria com uma escola pública.
O piloto e instrutor de paramotor Marcelo “Glider” Oliveira decidiu usar seus voos rotineiros pela região de Araçatuba, no noroeste paulista, para espalhar sementes e ajudar no reflorestamento de áreas desmatadas.
Antes de realizar seus voos, o piloto colhe sementes de ipê no bairro São Rafael, onde vive, as deposita em saquinhos e as despeja em pleno ar sob a área desmatada do entorno do município.
Marcelo Glider, como é conhecido, conta que a boa ação começou no final de setembro. Ele ainda não sabe dizer se as sementes realmente germinarão, mas guarda esperança que sim.
A atitude do piloto lhe rendeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Araçatuba e acabou repercutindo mundialmente, virando manchete em jornais de países como Estados Unidos e França.
Mais do que isso, a boa ação agora se estendeu em um projeto educacional em parceria com uma escola pública da cidade.
A esposa de Glider, Márcia da Silva Moraes, é professora na escola municipal Silene Maria Barreto, no bairro São Rafael. Ao lado de outra professora, Amilza Carla de Matos, elas desenvolverem um projeto envolvendo a iniciativa do piloto.
A iniciativa consiste em uma série de palestras para as crianças, nas quais Glider contará sua história e falará sobre a importância do seu trabalho para o meio ambiente. Ao final, as crianças vão ajudá-lo a fazer o revestimento das sementes com argila (que serão lançadas em áreas desmatadas quando ele estiver em pleno ar).
Para que as crianças possam acompanhá-lo, a escola vai preparar uma excursão e escolher um local alto e de fácil acesso.
A professora Amilza já vinha preparando um trabalho prático de conscientização ambiental junto aos seus alunos, como o plantio de árvores no interior da escola. As palestras com Marcelo devem complementar esse trabalho, estimulando as crianças a respeito da importância das árvores para o meio ambiente.
Fonte: Folha da Região/Fotos: Reprodução/Facebook @marcelo.oliver.351