Por Marina Cohen, compartilhado de Projeto Colabora –
Existe vida cultural após coronavírus. Virtual, é claro. Confira uma lista de programas online
Se até as reuniões de condomínio estão sendo cancelas em decorrência da pandemia da doença Covid-19, causada pelo coronavírus, é sinal de que ficar dentro de casa é a única opção. Ter contato com o menor número de pessoas possível é uma das maneiras mais eficientes de conter a propagação do vírus. Mas ficar em casa não precisa ser sinônimo de tédio. Confira uma lista com atrações que vão além do Netflix para se divertir em casa.
Música e dança
Já que teve que cancelar as apresentações ao vivo, a Metropolitan Opera (a Met Opera), companhia de ópera sediada no tatro Metropolitan Opera House, em Nova York, está oferecendo espetáculos gratuitamente, por streaming, durante toda a semana. A programação é transmitida no site oficial. Todas as noites às 18h30 (horário de Brasília) há um espetáculo diferente.
A pianista e compositora americana Chloe Flower decidiu publicar aulas de piano básico (em inglês) todos os dias, por duas semanas, em seu canal no YouTube.
A partir da próxima segunda-feira (23), as aulas de percussão da musicista e educadora Luana Oliveira serão online. Ela vai divulgar as informações mais detalhadas no perfil @lualuana__oliveira.
Na quarta-feira (18), às 20h, vai rolar uma live no Instagram da Boateclass (@boateclassoficial) de dança para as noitadas. Será uma hora de aula para relaxar e se manter aquecido pra quando as pistas de dança forem liberadas.
Para matar a fome e o tédio
Os chefs Irina Cordeiro e Hugo Merchan, ex-participantes do Masterchef Brasil, estão dando aulas online de cozinha pela Instagram, todos os dias, às 20h30. Os dois divulgam mais cedo a lista de ingredientes da receita, e a live fica salva por 24 horas. Dá para assistir no @irinacordeirochef.
Outro chef que tem dado aulas de culinária online, em inglês, é o Antoni Porowski, da série Queer Eye. O primeiro vídeo, com a receita de “huevos rancheros” (ovos fritos servidos em tortilhas de milho cobertos com molho picante de tomate), já está disponível no IG TV @antoni. Ele ainda dá dicas de como substituir alguns ingredientes que estão em falta nos mercados nos Estados Unidos.
Cursos e aulas online
É a hora de tirar do papel (ou seria da tela do notebook?) aquele curso online que você sempre quis fazer. Há alguns canais famosos na web, como a Udemy e o Google, que têm aulas nas áreas de dados e tecnologia; marketing digital e desenvolvimento profissional.
A Escola Virtual é outro canal que tem uma variedade de cursos online. São mais de 80, além de roteiros de estudo. Administração, finanças e informática são alguns dos temas.
A FGV tem opções na área de educação executiva. E o Senai, Sesi e o Sebrae têm também muitas alternativas para ensino a distância, passando por temas como educação ambiental, empreendedorismo, indústria 4.0, desenho, matemática, programação, mecânica, gestão de pessoas, de negócios, entre outros assuntos.
O autor e pesquisador Luiz Antonio Simas também preparou um conteúdo especial. Ele vai promover em seu canal do YouTube e em seu Instagram um curso online gratuito sobre a história do samba, tendo como base seu livro “O corpo encantado das ruas”. Os primeiros episódios já estão no ar.
O Descomplica, por sua vez, está ajudando quem precisa se preparar para o Enem 2020 mas está com as atividades escolares suspensas.
O canal do YouTube Terra à Vista também preparou uma “quarentena de estudos” com conteúdos publicados todos os dias.
Festival digital de cinema
Nos próximos dias, o festival de documentários É Tudo Verdade vai anunciar sua programação online. Agendado para começar já na semana que vem nas salas de cinema (primeiro, em São Paulo e, depois, no Rio), o festival terá uma etapa digital, com uma seleção de obras, e, em setembro, haverá a etapa das mostras competitivas nas salas. Os detalhes serão anunciados em breve pela administração do evento.
Filmes, desenhos e séries: conteúdos abertos
Diversos canais de entretenimento abriram os sinais, a partir desta segunda-feira (16), mesmo para quem não é assinante dos pacotes de extensão. É o caso dos principais canais lineares da Globo que estão abertos para toda a base nas principais operadoras do país (Claro, Sky, Oi e Vivo).
Independentemente do pacote contratado, o assinante tem agora à disposição: Gloob, Gloobinho, Canal Brasil, Multishow, GNT, SporTV, SporTV 2 e SporTV 3, GNT, VIVA, Universal TV, Studio Universal, Syfy, Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Fun, Telecine Touch, Telecine Pipoca, Telecine Cult, Megapix, Mais Globosa, BIS e OFF, além do canal de notícias GloboNews.
A Globoplay, plataforma de streaming da Globo na web, também disponibiliza por 30 dias diversos conteúdos para não assinantes, a contar de segunda-feira.
Já a Band liberou o sinal de noticiários, além de Arte1, BandNews TV, BandSports,Terraviva e Smithsonian Channel.
Disney e Nat Geo Kids, ESPN, além das opções de entretenimento da FOX e National Geographic, também tiveram seus sinais abertos.
A Sky TV, por sua vez, liberou uma série de canais pela TV e via streaming, pelo SKY Play: A&E, AMC, Animal Planet, Arte 1, AXN, Band News, Band Sports, BBC, Bis, Boomerang, Canal Brasil, Cartoon Network, CNN, CNN Brasil, Comedy Central, Discovery, Discovery H&H, Discovery Kids, E!, GloboNews, GNT, Megapix, MTV, Multishow, Nickelodeon, OFF, Paramount, Sony Channel, SporTV, Universal Channel, Viva e Warner.
Exposições e museus virtuais
É possível fazer um tour virtual por diversas coleções e galerias do mundo.
Pinacoteca di Brera, em Milão, na Itália
Galeria dos Ofícios (Galleria degli Uffizi), em Florença, na Itália
Museus do Vaticano, em Roma, na Itália
Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia
Museu do Prado, em Madri, na Espanha
Louvre, em Paris, na França
Museu Britânico (British Museum), em Londres, na Inglaterra
Metropolitan Museum of Art (The Met), em Nova York, nos EUA
Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia
Galeria Nacional de Arte (National Gallery of Art), em Washington, nos EUA
Contação de histórias para os pequenos
Alguns perfis no Instagram farão sessões ao vivo (e diárias!) de contação de histórias. Tudo para ajudar a entreter as crianças durante a quarentena.
@fafaconta às 10h30 (segundas, quartas e sextas) e às 16h30 (terças e quintas)
@maequele às 11h
@carollevy às 11h30
@marinabastoshistorias às 12h30
@camila.genaro às 15h
@marianebigio às 18h