Por Marcos Soares, publicado em Jornal GGN –
Quantas pessoas estão realmente decididas e quantas ainda podem mudar o voto até o dia 28 de outubro? Essa é a pergunta que muitos se fazem ao analisar os resultados das pesquisas divulgadas até o momento e que projetam a vitória de Jair Bolsonaro.
As mais recentes pesquisas divulgadas nos trazem alguns indícios.
O Ibope mediu o grau de decisão do voto dos eleitores dos dois candidatos e o resultado é que mais de 40% dos eleitores de ambos ainda admitem mudar o voto até o dia da eleição.
Fonte: Pesquisa Ibope 15/10/2018
A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira (10/out) apresenta outro dado que também nos permite responder essa dúvida. É a resposta à seguinte pergunta: “Em que momento você decidiu seu voto para presidente, pelo menos um mês antes da eleição, 15 dias antes da eleição, uma semana antes da eleição, na véspera da eleição ou no próprio dia da eleição?”
O resultado mostra que mais de 25% dos eleitores dizem ter decidido o voto na última semana, sendo que 18% o fez entre a véspera e o dia da eleição.
Fonte: Pesquisa Datafolha 10 de outubro de 2018
Quando comparamos as pesquisas realizadas na véspera da eleição e o resultado da urna, é possível perceber essa movimentação. O mesmo Datafolha mostrava, na véspera da eleição, Bolsonaro com 40% dos votos válidos e Haddad com 25%. O resultado foi o candidato do PSL com 6 pontos a mais e o petista com 4 pontos a mais. Essa diferença foi tirada dos demais candidatos que pontuaram abaixo do que a pesquisa projetava. Ou seja, ao menos 10% dos eleitores mudaram o voto no dia da eleição, e quando olhamos para os sete dias anteriores, essa movimentação foi de cerca de 20% dos eleitores.
Significa que o mesmo fenômeno vai acontecer na semana que antecede o segundo turno da eleição no dia 28 de outubro? Impossível afirmar.
Mas o fato é que as tendências que vinham se mantendo ao longo da campanha se alteraram na reta final do primeiro turno.