Albarracin: uma história da guerra civil espanhola contada e cantada em clipe de Manu Saggioro

Compartilhe:

Albarracín é considerado um dos mais belos e peculiares povoados medievais de toda a Espanha e sua historia começa a ser contada no século X com a invasão muçulmana, mas existem registros de civilizações habitando o espaço da cidade desde a pré-história.

Candidata pela UNESCO a patrimônio mundial, habitada por pouco mais de mil pessoas, apesar de pouco conhecida, é motivo de orgulho em toda Aragón.




Belchite, a famosa vila destruída pela Guerra Civil Espanhola, fica a 200 km de Albarracín e também tem seu surgimento num passado longínquo (75d.C.), mas foi em 1937 que a parte mais triste de sua história ficou marcada pra nossa civilização atual.

Na fronteira entre o estado republicano e as forças fascistas, tornou-se o local de uma das batalhas mais sangrentas de toda a guerra. O ditador Franco deixou-a como uma recordação do seu incrível poder de destruição.

A idéia de ilustrar a letra do violeiro Levi Ramiro usando Albarracín e Belchite foi do fotógrafo e romancista belga, Fons Montevirgenes, amigo de Manu desde 2006.

Discutindo as figuras de linguagem de Cantos de Fado, e estando juntos na província de Teruel, o contraste dos “contos de fadas” com “cantos de fado” estavam explícitos num simples passeio por esses dois lugarejos.

E com a câmera e o olhar atento do, também belga, Steffan Borgers, captar os takes não foi tarefa difícil.

Naqueles dias em Albarracín (agosto de 2019), além de atuar na filmagem do clipe, Manu também fez uma importante apresentação na Plaza dela Seo ao lado da cantora brasileira Daísa Munhoz.

“Daísa foi mais do que companheira, viajamos dois meses pela Europa fazendo shows e durante a gravação do clipe ela foi imprescindível!

Cercada por belgas com suas câmeras e cuidados com as cenas, roupa, cabelo e maquiagem foi produção toda dela.” diz Manu

A escolha dessa canção pra filmagem do clipe também surgiu a partir de sua estética musical, a parceria de Carlinhos Campos e Levi Ramiro, sétima faixa do álbum Clarões (2019), antes de ser gravada, passou pela concepção de arranjo de Rogério Delayon, Manu e Ceumar e culminou na belíssima execução instrumental de Webster Santos que trouxe um ar cigano misturado ao frescor e ao lamento da América do Sul.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias