Alexandre Vannucchi Leme, o “Minhoca”, presente!

Compartilhe:

Por Camilo Vannuchi, Facebook – 

Alexandre Vannucchi Leme foi morto no Doi-Codi, sob tortura, em 17 de março de 1973. Tinha 22 anos. Cursava o quarto ano de Geologia na USP e colaborava com a Ação Libertadora Nacional, organização que até 1969 fora comandada por Carlos Marighella.

Seu corpo foi enterrado como indigente no Cemitério Dom Bosco, em Perus. Jogaram cal sobre o cadáver para acelerar o processo de decomposição e dificultar sua identificação. Sua família conseguiu localizá-lo dias depois. E exumá-lo em 1983, trasladando os restos mortais para Sorocaba, sua cidade natal.




Durante a ditadura, foram enterrados em Perus pelo menos 31 vítimas da repressão. São os corpos dos quais existem documentos que comprovam seu sepultamento ou sua ocultação ali. Pode haver mais. Em 1990 foi descoberta uma vala clandestina, criada nos anos 1970, para ocultar corpos, normalmente vítimas de grupos de extermínio ou das equipes de tortura. Foram localizadas ali 1.051 ossadas, pouquíssimas delas identificadas.

Há pouco mais de dois anos, uma parceria entre os governos Dilma (nacional) e Haddad (municipal) permitiu que os trabalhos de identificação fossem retomados, graças à constituição de um centro de arqueologia e antropologia forense na Unifesp.

Neste dia 4 de setembro, o cemitério de Perus ganhou uma placa com os nomes dos 31 mortos e desaparecidos que foram enterrados no local. Entre eles, Alexandre Vannucchi Leme, o “Minhoca”, meu primo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania foi uma resposta a uma das 36 recomendações expressas no relatório final da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, publicado no ano passado.

Tive a honra de ser um dos integrantes da comissão, criada por Fernando Haddad, e ter coordenado sua relatoria. Também foram plantados 31 ipês, em homenagem aos 31 mortos. Tive a oportunidade de fixar um papelzinho com o nome de Alexandre em uma das árvores. Batismo de vida e esperança.

Alexandre Vannucchi Leme, o “Minhoca”, presente!

cofrinho campanha cópia

Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias