Inflação foi apontada por 82% dos pesquisados pelo IPEC como o motivo da redução de compras no mercado. Grandes varejistas mudam estratégia e vendem produtos “amassados”, mais baratos
Por Rosely Rocha, compartilhado de CUT
Apesar da ligeira queda no índice da prévia da inflação para este mês de julho, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os reajustes dos preços dos alimentos quadriplicaram, forçando as famílias brasileiras a reduzirem ainda mais o que compram nos supermercados. Uma nova pesquisa do IPEC, encomendada pelo C6 Bank reflete essa situação de penúria da população.
A pesquisa ouviu famílias das classes A, B e C que possuem internet, e apesar delas terem uma situação econômica melhor do que os 33 milhões de brasileiros que passam fome, ainda assim, a queda no poder de compra tem feito mudanças nos hábitos alimentares de 72% deles. Dos dois mil pesquisados, 82% afirmaram que a causa da redução de compras é a inflação.
De acordo com a pesquisa, publicada pelo UOL, tiraram da lista de compras, principalmente as carnes. A compra de cortes de carne bovina de primeira foi suspensa por 72% dos pesquisados. Outros 28% interromperam também a compra de carne bovina de segunda. As carnes suína, de frango e peixe saíram do cardápio de 15% das famílias e outras 26% sequer compram carnes processadas como linguiça e salsicha.
Outros produtos que saíram da lista de compras foram os derivados de leite como a muçarela (54%), iogurte (44%), e o próprio leite (37%).
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Diante dessa crise econômica, até mesmo os grandes varejistas tentam driblar o baixo consumo oferecendo legumes, frutas e verduras “amassadas”. São produtos que podem ser consumidos, mas não apresentam uma boa aparência. Segundo o Carrefour, ao UOL, a venda desses produtos subiu 82% na comparação entre os segundos trimestres de 2021 e 2022.
Metodologia da pesquisa IPEC
A pesquisa ouviu 2.000 brasileiros com mais de 16 anos em todas as regiões do País entre os dias 14 e 20 de julho de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais.