Portugal, Espanha, Colômbia, Chile, Argentina, Equador e Peru, França e Estados Unidos também se pronunciaram contra terrorismo em Brasília
Compartilhado de Diálogos do Sul
Diante dos atos terroristas realizados na capital federal do Brasil neste domingo (8), diversos líderes mundiais se pronunciaram em respaldo à paz e ao legitimamente eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, governo venezuelano diz ter visto ações de hoje com “espanto e preocupação”.
De acordo com o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, diversos países entraram em contato com a chancelaria brasileira para prestar solidariedade e apoio diante dos acontecimentos. São eles: Portugal, Espanha, Colômbia, Chile, Uruguai, Guiné-Bissau, Angola, Argentina, Equador e Peru. Líderes da França e dos Estados Unidos também entraram em contato.
Até o fechamento desta matéria, 150 pessoas haviam sido presas em flagrante pela participação dos atos terroristas e vandálicos em Brasília. Cabe destacar a morosidade da polícia do Distrito Federal para tomar qualquer ação, deixando que o Congresso, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal fossem depredados e destruídos.
Reprodução Twitter
Mais de 150 terroristas foram algemados e detidos pela polícia do DF após horas de negligência
Preocupação
Vítima por anos de protestos violentos — chamados guarimbas — o governo venezuelano viu sua democracia ser colocada à prova em diversas tentativas de golpe, orquestradas, na maioria das vezes, desde fora do país.
Guarimba (ato terrorista) realizada em Caracas | Foto: teleSUR
O governo de Nicolás Maduro, em nota, publicada neste domingo (8) destaca que os líderes desses atos de “dentro e fora do país, tentam desconsiderar os resultados das eleições democráticas de outubro passado”.
A nota venezuelana diz ainda que o país vizinho vê “com espanto e preocupação, as ações empreendidas por grupos fascistas e de extrema-direita, que (…) procuram minar a paz social e política do fraterno povo brasileiro, de seu governo e de toda a região”.
Confira a íntegra da nota:
O Governo da República Bolivariana da Venezuela expressa sua solidariedade com o povo da República Federativa do Brasil, seu Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e todas as suas instituições democráticas diante da tentativa de forças violentas de subverter a ordem constitucional e solicitar uma intervenção militar.
Vemos com espanto e preocupação as ações empreendidas por grupos fascistas e de extrema-direita, que, apoiados por seus líderes dentro e fora do país, tentam desconsiderar os resultados das eleições democráticas de outubro passado e procuram minar a paz social e política do fraterno povo brasileiro, de seu governo e de toda a região.
A Venezuela confia na convicção democrática do povo brasileiro, que há apenas uma semana demonstrou, nas ruas, seu apoio à democracia e ao Presidente Lula.
Da mesma forma, a Venezuela confia que as Forças Armadas brasileiras defenderão seu compromisso com a Constituição e não se prestarão a golpes de Estado aventurosos.
O Governo Bolivariano condena todos os atos de violência política e reitera seu apoio ao povo do Brasil e seu Governo de União e Reconstrução, liderado pelo Presidente Lula.