Por Washington Luiz de Araújo, jornalista
Uma noite memorável, digna de Laudir de Oliveira, um dos maiores percussionistas do mundo, foi oferecida por amigos do músico que encantou-se em 17 de setembro último. No dia 23 de novembro, o amigo e parceiro de Laudir, Wagner Cinelli, da banda Urca Bossa Jazz, convidou vários companheiros de trajetória musical do grande percussionista para um tributo no Teatro da Justiça Federal, Cinelândia, Rio.
Vejam os vídeos do espetáculo em reverência a Laudir, que deixou este plano no último 17 de setembro enquanto tocava em homenagem ao amigo Paulo Moura.
Nas apresentações, dá para sentir um gostinho de todos os ritmos musicais em que Laudir de Oliveira trafega com desenvoltura (aqui no presente, pois a música de Laudir é eterna) e a amizade recíproca de seus companheiros.
A organização do tributo coube a Wagner Cinelli, Cecelo Frony e Matheus VK e a coordenação de palco ficou a cargo de Maurício D’Amico, sendo que o mestre de cerimônia foi o ator Nuno Leal Maia, que se emocionou várias vezes ao relembrar do grande amigo.
Um vídeo foi apresentado com vários momentos deste músico especialíssimo, que morou durante quase 20 anos em Los Angeles. Laudir, que foi vizinho quando criança de Pixinguinha e do maestro Moacir Santos, foi músico e bailarino dos grupos de dança afro de Mercedes Batista e do Brasiliana, participou do grupo de Sérgio Mendes e Chicago.
Laudir, que participou de mais de 150 discos, tem sua marca em participações com Sérgio Mendes, Chicago, Joe Cocker, Michael Jackson, Chick Corea, Nina Simone, Paulo Moura, Maria Bethânia, Milton Nascimento (tendo sido co-fundador do grupo Som Imaginário), Hermeto Paschoal, Fagner, Marcos Valle, Emílio Santiago, Guilherme Vergueiro, Abel Duerê, Guto Goffi, Grupo Rapa, Bossacucanova, Orquestra Afro-Brasileira, Jefferson Gonçalves e Urca Bossa Jazz, entre muitas outras.
Talento maravilhoso, simplicidade, solidariedade, amizade são adjetivos utilizados por todos aqueles que conheceram Laudir de Oliveira. A companheira de Laudir, Odete Abrahão, esteve na homenagem e foi muito reverenciada pelo amor e apoio que sempre dedicou ao marido. Os filhos de Laudir, Christian e Angela, não puderam vir ao Brasil (moram em Los Angeles) mas foram lembrados na homenagem.
Participaram do tributo: Abel Duerê, Andrea Ernest Dias, Bia Falcão, Carlos Negreiros, Cecelo Frony, César Brunet (também conhecido como Cesinha), Cláudio Diegues, Daniela Spielmann, Didier Fernan, Elir Filho, Gabriel Moura, Guto Goffi, Jovi Joviniano, Matheus VK, Muri Costa, Nuno Leal Maia, Paulinho Criança, Repolho, Rodrigo Sha, Sheila Zagury, Silvério Pontes, Tino Júnior, Tinho Martins, Ubirany Júnior e Wagner Cinelli.
Foto da abertura do texto: Marcio Oliveira
Vejam algumas das apresentações e sintam um pouco da energia positiva que emanou do palco em homenagem ao nosso sempre presente, eterno Laudir de Oliveira.
Urca Bossa Jazz, com participação de Guto Goffi e Ubirany Júnior
Abel Duerê
Cecelo Frony
Cecelo Frony
Nuno Leal Maia
Rodrigo Sha
Matheus VK
Andrea Ernest Dias
Andre Ernest Dias, Daniela Spielman e Silvério Pontes
Andrea Ernest Dias, Daniela Sipelman e Silvério Pontes
Jovi Joviniano, Daniela Spielman e Silvério Pontes
Jovi Joviniano, Silvério Pontes e Daniela Spielman
Repolho
Carlos Negreiros, da Orquestra Afro-Brasileira
Gabriel Moura
Gabriel Moura
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia