Aniceto do Império: A Voz do Samba e a Alma do Partido Alto
Por Claudia Lúcia Monteiro, compartilhado de CN1 Brasil
Nesta segunda-feira, dia 11 de março, Aniceto do Império completaria 112 anos, e amanhã, dia 12, Tia Eulália 116 anos. Juntos, esses dois ícones representam a alma e a história do Império Serrano.
Nascido em 11 de Março de 1912, Aniceto de Menezes e Silva Júnior, mais conhecido como Aniceto do Império, foi um líder sindical, fundador do Império Serrano e mestre do samba, especialmente do estilo partido alto. Sua facilidade em se comunicar o tornou o orador oficial da agremiação, e sua genialidade musical influenciou o samba de forma indelével.
Tia Eulália – Sua paixão pelo Império foi até o final de sua vida
Eulália do Nascimento, mais conhecida como Tia Eulália, foi uma figura ancestral e fundamental na história do samba e do Império Serrano. Nascida em 12 de março de 1908, dedicou 55 anos de sua vida à agremiação, sendo uma das fundadoras em março de 1947.
Tia Eulália era a diretora de harmonia, função crucial para a coesão e beleza do desfile. Sua frase “O que adianta um samba bonito, mas sem o pessoal cantar” resume sua filosofia: O samba é uma expressão coletiva que deve envolver a todos. Ela se dedicava aos ensaios até a madrugada e no dia do desfile inspecionava tudo com atenção e carinho. Desfilou até os seus 96 anos, em 2004, demonstrando sua vitalidade e amor pelo Império Serrano.
Em agosto de 2018, a rua Balaiada foi renomeada como Rua Tia Eulália, e um Espaço Cultural foi inaugurado em sua homenagem, eternizando seu nome e legado. Diversos artistas, como Nei Lopes, Cláudio Jorge, Arlindo Cruz e Mauro de Diniz, a homenagearam em canções como “Tia Eulália na xiba” e “O meu lugar“. O samba de Pretinho da Serrinha em 2023 também mencionava seu nome, reconhecendo sua importância para a história do samba. Eulália e seu marido, Nascimento, foram precursores do Jongo na Serrinha, reunindo pessoas em seu terreiro para dançar e celebrar essa importante tradição afro-brasileira.