Por Ana Caroline Oleski, Via Manu Castrum –
Em 1963, a empresa Pantone começou a publicar um guia de cores, que divide e classifica todas as cores conhecidas. Ele se tornou uma ferramenta importantíssima para designers de todo tipo, desde estilistas até publicitários.
Porém, mais de 250 anos antes desse sistema sequer existir, um artista holandês misterioso também detalhou todas as cores, a diferença é que ele fez tudo isso com as mãos. Conhecido por A. Boogert, o autor demonstra como misturar tinta aquarela e como manipular suas tonalidades adicionando água.
O livro de 1692 está listado nos registros franceses como Traité des couleurs servant à la peinture à l’eau (teoria das cores usadas para pintar com água). O conceito de misturar as suas próprias cores será certamente familiar a qualquer estudante de arte do primeiro semestre, mas o trabalho de Boogert é notável – ele preencheu aproximadamente 800 páginas com todos os exemplos que se possa imaginar.
Atualmente, o livro está localizado na Bibliothèque Mejanes em Aix-en-Provence, França, e pode ser encontrado escaneado completo aqui.
(Via)