O amigo do Bem Blogado e de Paquetá, violoncelista Hugo Pilger, escreveu este singelo e belo texto sobre o grande artista do violoncelo, Antonio Meneses, que partiu neste 03 de agosto.
Hugo Pilger propôs os vídeo que vão abaixo. No primeiro, Meneses recebe o Prêmio Tchaikovski, entre os mais importantes do mundo da música erudita. No outro link, o violoncelista participa da Filarmônica de Berlin, com o maestro Herbert Von Karajan, tocando Dom Quixote de Richard Strauss (Washington Araújo)
Por Hugo Pilger, violoncelista
Me recordo de ter lido no livro “A necessidade da arte” de Ernst Fischer algo como: se fôssemos completos, resolvidos, isentos de questionamentos, não haveria arte nem religião. Com a partida hoje de Antonio Meneses, esta frase faz um sentido muito maior!
Não há como compreender o que aconteceu com o Antonio. Nos resta a arte e a religião para tornar nossa existência minimamente possível.
Mas é fato que a pessoa e a arte de Meneses farão muita falta! Sigamos suportando esta ignorância que nos oprime, nos agarrando desesperadamente à arte e/ou religião.
Dedico a este grande violoncelista uma enorme, dramática e insuportável silenciosa pausa.
P.s. a imagem que abre o post é do álbum que Meneses gravou com o violoncelo que pertenceu a Pablo Casals. @cellomeneses
Vídeo de quando Antonio Meneses, 1982, recebebia o Prêmio Tchaikovsky
Antonio Meneses na Filarmônica de Berlin, maestro Herbert Von Karajan, “Dom Quixote” (Ricard Strauss)
https://www.facebook.com/watch/?v=1233077237407404
Morre o violoncelista Antonio Meneses – Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-08/morre-o-violoncelista-antonio-meneses