Presidente anunciou oficialmente que Lewandowski será o novo ministro da Justiça. Flávio Dino vai coordenar a transição antes de assumir a vaga no STF.
Por Plinio Teodoro, compartilhado da Fórum
Em discurso ao lado de Flávio Dino no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (11), Lula anunciou Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça do governo.
A pedido do presidente, Dino, que assume vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de fevereiro, vai coordenar pessoalmente a transição na pasta.
“Hoje é um dia muito feliz pra mim. Estou diante de um companheiro que está prestando um serviço extraordinário para a Justiça brasileira e que, acertadamente, o Congresso Nacional homologou para que seja a partir do dia 22 de fevereiro, o novo ministro da Suprema Corte”, disse Lula sobre Dino.
“E feliz porque tenho do meu lado esquerdo um companheiro que foi um extraordinário ministro da Suprema Corte, que deixa uma cadeira vazia e que será ocupada por Flávio Dino – não a dele, mas uma cadeira da Suprema Corte”, brincou Lula ao falar da aposentadoria de Lewandowski, em abril passado, que foi substituído por Cristiano Zanin. Dino ocupará a vaga deixada por Rosa Weber.
“E ele (Lewandowski) vai ocupar a cadeira deixada por Flávio Dino”, disse Lula.
O presidente ainda falou que ficou feliz pelo fato de o ex-ministro do STF aceitar o convite para comandar o Ministério da Justiça.
“Eu sabia das atividades privadas dele e eu achava que ele iria colocar dificuldades. E graças a Deus, a Iara (esposa do ministro) teve a compreensão de falar para o Lewandowski: ‘eu sei que você quer ir, então vai meu amor’. E ontem ele aceitou ser o novo ministro da Justiça desse país”, emendou Lula.
Assista a cerimônia