Apeoesp, 75 anos!

Compartilhe:

Por Maria Izabel Azevedo Noronha, Bebel – 

Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, transcorreram-se os 75 anos de fundação da APEOESP, em Congresso de professores realizado em 1945 na cidade de São Carlos, sob a denominação de APESNOESP – Associação dos Professores do Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo.

Em 1973, passou a denominar-se APEOESP- Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, vindo a conquistar sua Carta Sindical após a promulgação da Constituição de 1988, que reconheceu o direito de sindicalização dos servidores públicos. Hoje sindicato, mantém a sigla APEOESP, uma marca de luta e defesa da educação pública e dos direitos da nossa categoria.




A APEOESP adquiriu seu caráter combativo, sindical e profundamente comprometida com a educação pública, com a democracia e com os direitos de toda a classe trabalhadora a partir de 1979, com a eleição de uma diretoria que trouxe novos ares para a entidade.

Desde então, com a criação de subsedes (hoje 94), representantes de escolas, conselheiros, Conselho Estadual de Representantes e outras instâncias, somos o maior sindicato da América Latina e um dos maiores do mundo, com mais de 180 mil associados.

Tenho a grande honra de presidir a APEOESP neste momento é tê-la presidido em diversos outros períodos, assim como me orgulho de minha trajetória na entidade desde a segunda metade da década de 1980. Outros presidentes cumpriram papel fundamental na trajetória do nosso sindicato, como Eiko Shiraiwa, Gumercindo Milhomem, João Felício, Roberto Felício, Carlos Ramiro de Castro, o saudoso Carlão.

Lutando contra os atuais retrocessos impostos por Jair Bolsonaro e João Doria, damos continuidade à trajetória histórica da nossa APEOESP, homenageando todos(as) os(as) lutadores(as) que já se foram, saudando toda a nossa categoria e dedicando este ano de 2020 à celebração dos 75 anos de história do nosso sindicato.

Professora Bebel

Presidenta da APEOESP

Deputada Estadual

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias