Arquitetos criam biblioteca de rua na Bulgária para incentivar pessoas a leitura

Compartilhe:

Publicado no Site Follow The Colours – 

“Rapana” é a primeira biblioteca de rua. Criada em Varna, na Bulgária, foi feita por uma equipe de jovens arquitetos e designers

Smartphones, leituras superficiais, fakenews. Hoje em dia, a vida digital é quase tomada inteiramente pelas redes sociais, apps, jogos e outras interações tecnológicas, e isso diminuiu muito a popularidade dos livros entre várias gerações. Pensando nisso, uma equipe de arquitetos e designers (Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva) decidiram transformar esses fatos em um projeto comunitário e bem interessante para estimular a leitura e conscientizar as pessoas sobre este hábito, ao construir uma biblioteca aberta de rua em Varnana Bulgária.




Varna é uma cidade localizada à beira-mar e é frequentemente chamada de “capital marítima da Bulgária”. Esta é a principal razão pela qual a forma-conceito escolhidapara a biblioteca comunitária se assemelha à concha de um caracol marinho. O design foi inspirado pela natureza e suas formas orgânicas.

A instalação leva em consideração os aspectos mais importantes da identidade da cidade – o mar e seu valor para os cidadãos locais. A construção abstrata se desenrola a partir de um único ponto focal e se desenvolve em um semicírculo enquanto traz um espaço público para circulação livre das pessoas. As prateleiras são fáceis para pegar e colocar livros ao mesmo tempo.

RAPANA, A BIBLIOTECA PROJETADA COM PEÇAS DE MADEIRA

Chamada de “Rapana”, a biblioteca foi projetada usando as ferramentas de desenho paramétrico Rhinoceros 3D Grasshopper, que dão aos arquitetos a possibilidade de experimentar diferentes formas e variações. Usando o software, a equipe testou mais de 20 ideias, alterando o número de peças de madeira verticais e horizontais e sua largura e altura.

O design final teve seu orçamento ajustado e o conceito da biblioteca aberta, proporcionando fácil acesso para os leitores, diversos tipos de espaços para sentar, além de um pequeno palco para artistas de rua.

construção foi dividida em folhas de madeira, que foram produzidas usando uma máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado). A biblioteca foi construída com 240 folhas de madeira que podem receber até 1500 livros!

Além de integrar turistas e moradores, as pessoas ocupam a cidade e assim tem mais acesso a cultura! Por mais projetos comunitários e educativos como esse!

Para mais informações, visite o Facebook da Biblioteca de Rapana.

*Este post foi criado exclusivamente para o Blog Todeschini. Todo mês você encontra essas e outras matérias incríveis do FTC por lá! Vale a pena acompanhar!

 

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias