Artistas dão vida ao troféu José Martinez, trabalhador morto em greve de 1917

Compartilhe:

 

O artista plástico Enio Squeff e o fundidor Luciano Mendes são os responsáveis pela criação do troféu José Martinez, que será entregue a dois importantes sindicalistas no Dia da Luta Operária – 9 de Julho.

O troféu leva o nome do sapateiro, de origem espanhola que há 102 anos, no dia 9 de julho de 1917, foi baleado por soldados da antiga Força Pública, que reprimiam uma manifestação durante a greve que tomou conta de várias empresas em São Paulo.




Receberão o troféu Eunice Longo (tecelã, ex-diretora do Sindicato dos Têxteis de São Paulo) e Raphael Martinelli (ferroviário, ex-integrante do Comando Geral dos Trabalhadores – CGT), pela dedicação à causa do movimento operário brasileiro.

No evento também será homenageado o metalúrgico Lúcio Bellentani, falecido recentemente e que lutou contra a ditadura militar.

A homenagem aos sindicalistas é uma iniciativa do vereador Antonio Donato (PT), em parceria com as centrais sindicais CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, Intersindical, CUT, Força Sindical, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, NCST e UGT.

Também participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, o Cedem-Unesp, Instituto Astrogildo Pereira, IIEP, Memorial da Resistência e Oboré.

O Dia da Luta Operária foi instituído por lei municipal (nº 16.634/17) de autoria do vereador Donato, em memória da paralisação de 1917.

O ato político pela passagem da data e a homenagem aos sindicalistas será às 9 horas do dia 9 de julho de 2019, no antigo Moinho Matarazzo (Rua do Bucolismo, 81, Brás). Foi próximo a este local que José Martinez foi baleado em 1917.

O método de escultura das peças, fundidas em bronze, é a cera perdida. Para conceber a obra Squeff usou com base do seu trabalho uma fotografia de Martinez publicada no jornal A Plebe, da imprensa alternativa, no início do século passado.

SERVIÇO
DIA DA LUTA OPERÁRIA – 9 DE JULHO
Ato político e homenagem aos sindicalistas Eunice Longo e Raphael Martinelli
LOCAL: Rua do Bucolismo, 81, Brás.
HORA: 9 horas

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias