Em apoio ao manifesto, artistas como Fernanda Montenegro e Chico Buarque gravaram vídeo lendo a carta.
Compartilhado de Migalhas
Em apoio ao manifesto, artistas como Fernanda Montenegro, Marisa Monte, Anitta, Milton Nascimento, Djavan, Dira Paes, Caetano Veloso, Wagner Moura e Chico Buarque, gravaram vídeo com a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia”.
O manifesto já se encaminha para 900 mil adesões. Entre as assinaturas, também estão nomes como Fernando Meirelles, Luciano Huck, Luís Fernando Veríssimo, Jorge Furtado, Débora Bloch e Alessandra Negrini.
Além dos artistas, entre os assinantes estão mais de 300 entidades, milhares de magistrados, membros do MP e artistas. Políticos de todas as ideologias e locais (entre eles os candidatos à presidência Ciro, Lula e Simone), preocupados em manter o Estado de Direito, também assinam a carta.
Nova Carta aos Brasileiros
A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de “Carta aos Brasileiros”, de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.
Para aderir, acesse o site oficial (estadodedireitosempre.com) do manifesto. Além disso, na aba “Adesões”, os internautas podem consultar quem aderiu, além da busca pela inicial, que ficou praticamente impossível (tal a quantidade), pelo nome e um sobrenome da pessoa.
Na lista divulgada ontem, lobrigam-se nomes da história contemporânea brasileira, incluindo 17 subscritores da Carta de 77.
O documento de agora recorda a lição de Goffredo Telles Júnior, que está estampada em nossa Constituição:
“Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”