Publicado em Mundo.Com –
Sem dúvida alguma, as cachoeiras estão inclusas nas listas de paisagens e belezas naturais mais fantásticas do planeta. Espalhadas pelo mundo todo, cada uma tem a sua peculiaridade, a sua forma magnífica. Mergulhar nelas pode dar uma sensação de liberdade, de contato com a natureza ou apenas de refrescância.
Kaieteur Falls, Guiana
Uma das lendas contadas sobre a origem da palavra Kaieteur relata que o nome foi dado em homenagem a Kaie, um líder da tribo Patamona, que vivia acima do rio Potaro. Ele, para salvar seu povo sob ataque de uma tribo caraíba inimiga, sacrificou-se ao grande espírito Makonaima ao atirar-se das quedas d’água.
Cataratas do Niágara, NY, Estados Unidos e Ontário, Canadá
As Cataratas do Niágara são famosas por sua beleza, bem como são uma fonte valiosa de energia hidrelétrica e um desafiante projeto de preservação ambiental. Tendo sido um destino turístico muito popular no continente por mais de um século, as cataratas do Niágara são divididas pelas cidades vizinhas de Niagara Falls, Ontario, e de Niagara Falls, Nova Iorque
Large Waterfall – Plitvice Lakes National Park, Croatia
No Parque Nacional Croata de Plivtice, é possível encontrar uma série de mais de 15 quedas d’água em diferentes altitudes e profundidades. No verão, o local fica sempre cheio de visitantes e suas belas quedas, das mais diferentes cores.
Angel Falls, Venezuela
a mais alta do mundo. O pico atinge 980 metros de altura e a sua queda mais alta chega a 807 metros. O local é de difícil acesso e muito isolado das cidades povoadas na Venezuela, mas a paisagem é simplesmente espetacular!
Ban Gioc–Detian Falls – China e Vietnã
Fica entre a China e o Vietnã. O local é conhecido como Ban Gioc-Detian Falls e apesar de suas cachoeiras terem apenas 98 pés está entre as mais lindas aos olhos de todos os expectadores ao redor do mundo.
Palouse Falls, Washington EUA
Seja nos dias de tempestade ou nos dias de céu aberto, a cachoeira conhecida como Palouse Falls, na capital norte-americana Washington, é uma das mais fantásticas, belas, lindas, bonitas do mundo, sem dúvidas.
Cachoeira Skogafoss, Islândia
Skógafoss é uma das maiores quedas de água da Islândia. Está situada na antiga linha costeira da parte sul da ilha, a cerca de 5 km da localidade de Skógar. Tem uma altura de 60 m e uma largura de 25 m, e transporta a água do rio Skógaá proveniente dos glaciares Eyjafjallajökull e Mýrdalsjökull
King George Falls, Austrália
KingGeorge Falls é uma das quedas d’água mais fantásticas da Austrália e do mundo. A “cachoeira dupla” tem uma queda ininterrupta de 80 metros e desemboca em um belo riacho.
Gullfoss, Hvítá River na Islândia
Gullfoss significa “Cachoeira de Ouro”,e fica a 5 minutos de caminhada de um estacionamento. Duas quedas d’água menores no topo levam a uma enorme cascata em formato de L com 21 metros de altura, em um desfiladeiro de 2,5 km de comprimento.
Pearl Shoal Waterfall, Sichuan na China
Localizada na província chinesa de Sichuan, as cachoeiras Pearl Shoal apresentam uma forma diferente e por isso tão chamativa. Raramente fica fora das listas das cachoeiras mais bonitas do mundo.
Multnomah Falls, Oregon
As quedas caem em duas grandes etapas, divididas em uma parte superior de 165 m e uma menor de 21 metros, com uma diferença de 3 m na elevação entre as duas etapas, de modo que a altura total da cascata é de 189 metros . As Cataratas Multnomah são as mais altas quedas de água do estado de Oregon.
Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina
As Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das sete maravilhas naturais do mundo. No lado brasileiro, existe uma passarela ao longo do cânion com uma extensão para a base inferior daGarganta do Diabo. O passeio de helicóptero que oferece vistas aéreas das quedas estão disponíveis apenas no lado brasileiro, a Argentina proibiu tais excursões devido aos seus efeitos nocivos sobre o meio ambiente.
As Ilhas Faroé – Entre A Noruega e a Islândia
O arquipélago possui 18 ilhas e esta que apresenta uma das cachoeiras mais bonitas do mundo, chama-se Vágar e, além da deslumbrante queda d’água, tem um vilarejo isolado da civilização.
Victoria Falls – Zimbabwe e Zâmbia
Na fronteira entre Zâmbia e Zimbabwe, nade num horizonte de água inifinito, à beira de um penhasco, na chamada “piscina do diabo”, nas Cataratas de Victoria. No século XIX, a tribo Kokolo chamava as Cataratas de “Mosi-oa-Tunya”, a fumaça que ruge. Essa ainda é uma descrição perfeita da impressionante queda d’água que se lança sobre rochedos de basalto ao longo da fronteira com a Zâmbia.