Por Simone Paz, compartilhado de Outras Palavras –
Entre músicas, análises e histórias, o professor Maurício Ayer nos faz viajar pelo universo de um dos maiores mestres da poesia cantada brasileira — e que perdemos para a Covid. Concorra a vagas grátis para estes fascinantes encontros virtuais
Por Simone Paz
Quem acompanha Outras Palavras há um tempo já ouviu falar de Maurício Ayer, o professor e jornalista que é ciclista, especialista em literatura, mágico contador de causos e sommelier de cachaças.
Como de costume, ele dá cursos que mesclam os mundos literário, cultural e musical, com o da cachaça e dos alambiques brasileiros.
Depois de outros cursos virtuais (neste ano pandêmico) sobre José Lins do Rego e Chico Buarque, chegou a vez de Aldir Blanc: o objetivo é conhecer em profundidade o universo poético de suas canções, em parceria com João Bosco, Guinga, Moacyr Luz, Maurício Tapajós, Djavan e Cristóvão Bastos.
Serão ouvidas e analisadas mais de 50 de suas obras-primas, ao longo de 5 encontros virtuais, divididos nos seguintes módulos:
- Delírio carioca – Lirismo, loucura e liberdade
- Querelas do Brasil – Nação: corpo, língua e combate
- Simples e absurdo – Os (im)possíveis do (ir)real
- Falso brilhante – Crônicas de existências precárias
- Transversal do tempo – Poesia e transcendência
Quem é colaborador de Outros Quinhentos paga meia, automaticamente! Ou seja, o curso completo fica por R$100 (em vez de R$200): é só fazer sua matrícula, aqui.
Mas também, se você é nosso apoiador, é possível concorrer a uma das 2 vagas grátis em sorteio, até 12/10, neste link. O curso tem início no dia 20 deste mês.
Ouvir Aldir Blanc é encontrar a riqueza cultural, todo um universo de referências culturais e históricas, a potência das imagens, o amor à natureza e à gente do Brasil… Humor e raiva, delicadeza e porrada, ética e sensualidade, denúncia e política: vamos conhecer e apreciar as mil faces de um verdadeiro símbolo da nação brasileira.
Serviço:
100% online | 5 encontros de 2 horas, total 10 horas-aula | Canções ao vivo, análises e histórias.
Datas: 20, 22, 27, 29 e 30 de outubro, das 20h às 22h.
O Prof. Dr. Maurício Ayer (FFLCH/USP) é pós-doutor em Letras e graduado em música/composição. Também, é especialista em cachaça e pesquisador da presença da aguardente na literatura brasileira desde 2013. A partir de 2017, passou a dar cursos e palestras sobre o tema.