Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Nas pegadas de Neruda, nas casas onde morou
No começo, pensamos, eu e a companheira amada Carmola, em ir para o Chile por não o conhecermos e por muita gente falar bem. Tinha, lógico, o chamariz Pablo Neruda, poeta e ativista pela justiça social, comunista convicto, que sempre admiramos. Uma amiga, a Yoyo, foi quem deu o mote para a viagem: façam o Circuito Pablo Neruda, andem sobre as pegadas dele. Pronto, sugestão dada e recebida com entusiasmo.
É fácil encontrar Neruda no Chile, pois ele está nas ruas, nos muros, nas paredes e nos museus. E museus onde ele mais do que só pisou, morou.
Se o Chile é poesia e resistência é muito em razão da existência de Pablo Neruda. Mia Couto diz que “o importante não é a casa onde moramos, mas onde, em nós, a casa mora”. E conhecendo as três casas museus de Pablo Neruda compreendemos muito bem o que diz o escritor moçambicano.
Veja abaixo vídeos, fotos e links sobre as três casas onde morou o poeta e suas amadas Delia Del Carril e Matilde Urrutia.
Aqui nestes links, vc verá detalhes sobre as casas. Logo depois, vídeos e fotos feitas por este admirador de Pablo Neruda (mais ainda depois que ele nos recebeu, espiritualmente, em suas casas).
Os vídeos desta postagem são todos sobre a casa de Isla Negra. Seguem também fotos desta, da Casa La Chascona, em Santiago, e das redondezas de La Sebastiana, pois não a adentramos por motivo que escrevemos abaixo.
Observação: turista ganha muito viajando mas sempre perde algo, principalmente a noção dos dias. Fomos à casa de Neruda em Valparaíso, La Sebastiana, numa segunda-feira. Justo o dia em que os museus fecham Esquecemos disso e, como diz o amigo Maurinho, “toin”.
Perdemos, mas ganhamos, pois o motorista do Uber que nos levou, James, já nos informou assim que entramos no carro que a casa estava fechada, mas que valia muito conhecer os arreddores. E valeu muito, principalmente pelo fato do nosso amigo James ser um guia turístico credenciado e juramentado (vamos falar dele em outro post).
Em minha casa fui reunindo brinquedos pequenos e grandes, sem os quais não podia viver. A criança que não brinca não é criança. Mas o homem que não brinca perdeu para sempre a criança que vivia nele e que lhe fará muita falta. Edifiquei minha casa também como um brinquedo e brinco nela da manhã à noite. (Pablo Neruda, em “Confesso que Vivi”, quando fala em casa no singular, fala das três casas que viveu e brincou).
Isla Negra, um sonho de casa de Neruda, a primeira e mais encantadora casa

Escultura em pedra de Neruda de frente para o mar







Túmulos de Neruda e Matilde, eternamente na frente do mar de Isla Negra
Em Santiago, La Chascona, a descabelada
La Chascona, construída próximo a um grande morro, que os chilenos chamam de cerro, em Santiago. Chascona, significa descabelada e o nome da casa foi dado em homenagem de Neruda à amada Matilde Urrutia, por ter os cabelos revoltos. Ah, nas três casas não se pode fotografar nos interiores, mas nos quintais, sim, inclusive pelos vidros da casa.

Na entrada de La Chascona, a recordação do feito heróico de Neruda, que conseguiu resgatar mais de mil espanhóis refugiados da Guerra Civil, da França para o Chile no navio Winnipeg.






Redondezas da casa museu La Sebastiana, Valparaíso

Próximo à casa de Neruda, em Valparaíso, homenagem nas fachadas ao seu grande amigo, também poeta Federico Garcia Lorca, assassinado pelos fascistas na Guerra Civil Espanhola





As 3 casas do Poeta Pablo Neruda
https://www.chile.travel/pt-br/blog-pt-br-2/as-3-casas-do-poeta-pablo-neruda/