Por Lidia Pena, compartilhado de SOS Brasil Soberano –
As eleições municipais e a retomada da democracia
Sexta feira, 23 de outubro, às 17H
Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, mantém a sua agenda via recursos on line.
As eleições municipais se aproximam e se revestem de especial importância em meio ao conturbado cenário nacional. Para além da pandemia, que insiste em não ir embora em razão do menosprezo do governo Bolsonaro pela população, notícias boas chegam de fora, como a eleição no primeiro turno de Luís Arce, candidato de Evo Morales pelo Movimento ao Socialismo (MAS), para a presidência da Bolívia. A vitória do MAS acentuou a importância da mobilização das forças populares para a retomada do poder e da democracia.
O Soberania em Debate recebe José Genoíno e Valter Pomar para debater as eleições municipais no contexto das vitórias da Frente Ampla na Prefeitura de Montevidéu e do Movimento ao Socialismo na Bolívia, indicando uma nova ascensão das massas populares, que poderá repetir-se no Brasil no próximo 15 de novembro.
A live, com duração de 50 minutos, será transmitida pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano
Convidados:
José Genoíno – Iniciou a carreira parlamentar em 1982, quando foi eleito deputado federal por São Paulo pelo PT. Foi líder e vice-líder do Partido e líder do governo na Câmara dos Deputados. Em 1994, recebeu a Ordem do Rio Branco, concedida pelo ministério das Relações Exteriores por sua atuação como parlamentar, o primeiro integrante do PT a receber a comenda. Em 2011, foi nomeado assessor especial do Ministério da Defesa, pasta pela qual foi condecorado em maio seguinte com a medalha da Vitória. Foi a primeira vez que no Brasil um ex-guerrilheiro recebeu tal homenagem das Forças Armadas. Foi um dos articuladores da aprovação da Comissão da Verdade.
Valter Pomar – Graduado em História pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em História Econômica/USP. Professor no Bacharelado de Relações Internacionais e na pós-graduação de Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Autor e coautor de diversos livros como A armadilha da dívida e A esperança é vermelha. Foi diretor da revista Teoria & Debate. Integra o conselho editorial da Revista Política Latino-americana. Foi secretário de Relações Internacionais do PT, secretário executivo do Foro de São Paulo e vice-presidente da Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina (Copppal).
Entrevistador:
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB.