Por Davi Rocha, publicado em BuzzFeed –
Gizele Baptista e Nádia Silva Araujo têm os mesmos nomes do print desta quinta-feira, porém Nádia mudou o @ de seu perfil.
Buscamos as outras imagens dos avatares e não encontramos resultado semelhante.
Além disso, percebemos que três perfis foram criados em 2012. Dois deles, @esquerdista_nao e@DonaNadia_, foram criados no mesmo dia.
Acima, o primeiro tuíte de cada perfil.
Os perfis criados em 2012 tuitaram entre maio e junho daquele ano, ficaram inativos por 4 anos, e voltaram à ativa no mesmo mês de 2016, setembro. Repare nas sequências de tuítes que mostram este hiato:
E agora os da “Nádia Silva”.
Em alguns momentos, a timeline desses perfis é exatamente igual, com quase todos os retuítes repetidos. Como essa sequência de tuítes contra a Erundina, a favor de Doria e contra Marta Suplicy.
Eles também compartilham mensagens muito parecidas para divulgar a campanha de João Doria com diferença de dois minutos, no mesmo dia.
Você pode reparar que a frase “João Doria vai colocar a cidade nos trilhos” aparece em todos.
Esse é o melhor pra São Paulo. João Doria vai colocar a cidade nos trilhos #Acelerasp
Vamos varrer o PT do Brasil começando por São Paulo! João Doria vai colocar a cidade nos trilhos #Acelerasp
Reprodução
Os quatro também divulgaram com EXATAMENTE o mesmo texto indignado esta notícia do G1:“Obra em rua em Santo Amaro tem casa no meio do caminho”.
Esta mensagem está sendo divulgada por outros perfis com a mesma característica.
Atualização 30/09/2016, 16h59: o perfil @gizele_baptista foi excluído do Twitter, alguns tuítes começaram a ser deletados e nós substituímos por prints.
ATUALIZAÇÃO 30/09/2016 17h50: A campanha de Doria disse ao BuzzFeed Brasil que “não existem robôs”. “Temos, como todo partido, um grupo de militantes engajados nas redes, que se unem para disseminar as informações do João Doria”, declararam por e-mail.