Por Caroline Stefani, compartilhado de DCM
Responsável por colocar a faixa presidencial no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a posse no último domingo (1), Aline Sousa sofreu ataques preconceituoso nas redes sociais ao longo desta semana. A catadora de recicláveis do Distrito Federal recebeu mensagens ofensivas questionando as fotos das viagens que teria feito no ano passado.
Acusada de ser “hipócrita” e de ter “mentido para o povo brasileiro”, Aline gravou um vídeo na quarta-feira (4) esclarecendo as viagens internacionais e revelou que a a experiência foi viabilizada pela deputada federal Bia Kicis (PL).
Segundo a catadora, ela foi à Itália para que pudesse conhecer a metodologia de lixo zero aplicada no país: “A nossa missão lá foi para a gente conhecer, se aprofundar nas metodologias e na implantação no sistema de Lixo Zero. No Brasil, a gente ainda está muito atrasado nesta questão do avanço e da valorização da reciclagem”.
Aline ainda comentou que o intercâmbio foi feito com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional.