Três pessoas morreram e seis foram baleadas após um ataque a tiros no assentamento Olga Benário, do MST (Movimento Sem Terra), em Tremembé, na noite desta sexta-feira (10). Há crianças e idosos entre os feridos.
Compartilhado de Construir Resistência
A polícia suspeita que o crime esteja ligado a disputa por terras.
De acordo com o relato dos sobreviventes, cerca de 10 homens invadiram a propriedade, na estrada do Canegal, por volta das 23h25, em carros, motos e camionete, com armas de fogo e armas brancas.
Em nota, o MST lamentou o crime: “Na noite dessa sexta feira, 10, famílias de agricultores do Assentamento Olga Benario, em Tremembé sofreram violento atentado, deixando dois mortos e seis feridos.
Bandidos armados invadiram o Assentamento por volta das 23 horas, em vários carros e motos, atirando contra as pessoas, haviam crianças e pessoas idosas entre os alvejados.
Oito pessoas foram atingidas pelos tiros, entre elas o companheiro Valdir do Nascimento (Valdirzão) e jovem Gleison Barbosa de Carvalho, assentado e neto do Carlão, que infelizmente não resistiram aos ferimentos e faleceram. Posteriormente faleceu também Denis Carvalho, que foi socorrido ao hospital, ficou em coma induzido e veio a óbito.
Outros companheiros continuam em atendimento hospitalizados, onde serão submetidos a cirurgia em estado de saúde grave.
Neste momento de profunda dor, o movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, se indigna perante a violência e a falta de políticas públicas de segurança nos territórios, que põem a vida de tantos em constante risco.
Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de luta!”
O crime.
De acordo com as vítimas, os criminosos invadiram o assentamento e abriram fogo contra membros da comunidade.
“(…) noticiado por policiais militares, que teria ocorrido um ataque a tiros (…) no assentamento Olga Benário, na cidade de Tremembé, possivelmente envolvendo disputa por terras, dando conta de diversos feridos, além de vítimas que evoluíram a óbito. Segundo informações, as vítimas teriam sido socorridas para o Hospital Regional de Taubaté e Pronto Socorro de Tremembé”, diz trecho do boletim de ocorrência.
“A partir das informações, esta Autoridade Policial, de pronto, requisitou perícia para o local, além de diligenciar até o Hospital Regional de Taubaté, Pronto Socorro de Tremembé, e local dos fatos, obtendo a informação de tratar-se, até o presente momento de 8 (oito) vítimas baleadas, sendo que destas, 2 (duas) já teriam evoluído para óbito”, diz outro trecho do boletim.