Por Danilo Strano em Nocaute –
Danilo Strano fala sobre as acusações criminais contra a Rede Globo
Rede Globo é acusada de pagar propina por direitos de TV. Até quando vamos aceitar que esse seja o maior veículo de comunicação do Brasil?
Meu nome é Danilo Strano e esse é o Olhar Strano.
Nessa semana, o empresário argentino Alejandro Buzarco acusou a Rede Globo de pagar propina para ter direitos de televisão. Segundo o empresário, a emissora pagava para ser favorecida e ter o direito de transmitir algumas competições internacionais.
Mas se engana você que imagina que a é o primeiro momento em que a Rede Globo é investigada. Desde sua origem, a emissora carioca sempre esteve ligada a assuntos ilícitos ou no mínimo muito suspeitos.
Em 1964, por exemplo, o ano da sua fundação, a Globo se associou a um conglomerado estrangeiro, recebendo investimentos de milhões dólares para começar a crescer sua hegemonia. E isso foi feito por meio de uma parceria com uma empresa internacional, o que era proibido por lei naquela época. Mas pela sua amizade e afinidade com o governo ditatorial, nada aconteceu com a emissora carioca.
Nos anos 80 e 90, quando a emissora já era gigante, ela sonegou milhões e milhões de impostos, além de ocupar áreas publicas sem autorização para construir prédios e escritórios.
E não para por aí. Em 2012, por sonegar na compra de direitos televisivos, a emissora foi condenada a pagar mais de R$ 600 milhões aos cofres públicos. E por fim, pode-se perceber que não são só as organizações Globo as suspeitas de cometerem atos ilícitos.
A família Marinho, dona da emissora, também é suspeita de diversos atos ilícitos, inclusive ocupar espaços públicos, como no caso da mansão em Paraty e esconder estranhamente dinheiro fora do Brasil, como foi apontado no caso Monsack/Fonseca.
Enfim, até quando vamos aceitar que as organizações Globo e seus donos, autuados em suspeitas tão sérias, continuem protagonizando a comunicação de todo um país?
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as principais notícias do dia