Compartilhado de Jornal GGN –
O Banco do Brasil anunciou que voltou atrás de decisão tomada na última quarta-feira, e voltou a anunciar em um site acusado de compartilhar notícias falsas.
O cancelamento havia sido feito após iniciativa do Sleeping Giants Brasil, perfil criado na última segunda-feira com o objetivo de impedir a monetização de sites apontados como “racistas ou de fake news”, com base em movimento semelhante que teve início nos Estados Unidos em 2016.
Na última terça-feira, a página cobrou a instituição financeira por anunciar no site “Jornal da Cidade Online”, que inclusive foi classificado pelo site “Aos Fatos” como “rede articulada de desinformação”. Após a publicação do Sleeping Giants, o jornal publicou texto se dizendo vítima de um ataque “obviamente orquestrado”, além de divulgar uma página chamada “Antiboicote”, que busca boicotar as empresas que deixarem de anunciar nas páginas criticadas pelo Sleeping Giants.
Depois de retirar os anúncios e declarar nas redes sociais que “repudiam qualquer disseminação de fake news”, o banco recuou após a intervenção de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), vereador e filho do presidente Jair Bolsonaro.
Marketing do @BancodoBrasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas. Não falarei nada pois dirão que estou atrapalhando….. agora é você ligar os pontinhos mais uma vez e eu apanhar de novo, com muito orgulho! Obs: não conheço ninguém do @JornalDaCidadeO pic.twitter.com/Ev4zc67K2G
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) May 20, 2020
O projeto Sleeping Giants também foi alvo de críticas do chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Fabio Wajngarten, afirmando que o perfil “precisa urgentemente deixar o viés ideológico de lado na hora de fazer suas supostas denúncias”.
Caro @jairbolsonaro e @secomvc , há um banco estatal discriminando site jornalístico, com inclinação conservadora, seguindo mera denúncia sem provas de perfil anônimo, aparentemente ligado à esquerda. É preciso rever essa decisão. https://t.co/M8i7U8PZ7O
— Leandro Ruschel (@leandroruschel) May 20, 2020