Banco do Brasil mantém anúncios em site acusado de fake news

Compartilhe:

Compartilhado de Jornal GGN

O Banco do Brasil anunciou que voltou atrás de decisão tomada na última quarta-feira, e voltou a anunciar em um site acusado de compartilhar notícias falsas.

O cancelamento havia sido feito após iniciativa do Sleeping Giants Brasil, perfil criado na última segunda-feira com o objetivo de impedir a monetização de sites apontados como “racistas ou de fake news”, com base em movimento semelhante que teve início nos Estados Unidos em 2016.

Na última terça-feira, a página cobrou a instituição financeira por anunciar no site “Jornal da Cidade Online”, que inclusive foi classificado pelo site “Aos Fatos” como “rede articulada de desinformação”. Após a publicação do Sleeping Giants, o jornal publicou texto se dizendo vítima de um ataque “obviamente orquestrado”, além de divulgar uma página chamada “Antiboicote”, que busca boicotar as empresas que deixarem de anunciar nas páginas criticadas pelo Sleeping Giants.




Depois de retirar os anúncios e declarar nas redes sociais que “repudiam qualquer disseminação de fake news”, o banco recuou após a intervenção de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), vereador e filho do presidente Jair Bolsonaro.

O projeto Sleeping Giants também foi alvo de críticas do chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Fabio Wajngarten, afirmando que o perfil “precisa urgentemente deixar o viés ideológico de lado na hora de fazer suas supostas denúncias”.

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Compartilhe:

Categorias