Fico impressionado com o ódio que algumas pessoas tem do PT ou de Dilma e Lula, é de canalha pra baixo o xingamento. Ladrão então…e por aí vai:prostituta, vagabunda, corja…isso não é discussão política.
Parece-me muito mais projeção pessoal de problemas familiares, ou internos da própria pessoa transferidos para a figura da autoridade.
O ódio neste nível revela uma adolescência tardia, que se recusa a abandonar o corpo adulto e faz a pessoa comportar-se como um rebelde sem causa, com uma revolta própria de quem ainda tem medo de abandonar o mundo cor de rosa dos anos ilusórios.
A maioria dessas pessoas não são filiadas a partidos e sequer tem militância política. São apenas livre atiradores, tão levianos com o que dizem como os adolescentes experimentando iniciação para o mundo adulto. E como adolescentes merecem ser tratados: com paciencia e tolerância, observados atenciosamente, mas com uma certa distância e certa indiferença, enquantro aguardamos que amadureçam e possam compartilhar o mundo adulto.
Até lá são o que são na realidade: adultos instáveis, que se deixam conduzir pelas emoções, quer na política, quer no amor, quer no trabalho, quer nas relaçoes sociais e familiares.