Compartilhado de Ópera Mundi –
Voto a voto: veja apuração para presidente, Câmara e Senado; a página se atualiza sozinha a cada quinze minutos
O democrata Joe Biden ultrapassou o presidente Donald Trump na apuração dos votos na Pensilvânia na manhã desta sexta-feira (06/11).
Com 95% das urnas apuradas, Biden tinha 5.587 votos a mais que o republicano por volta das 10h54.
Se o democrata vencer no Estado estará mais próximo de alcançar os 270 votos eleitorais necessários para se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos.
Uma vitória de Biden na Pensilvânia dispensaria a contagem do Arizona, Estado dado ao democrata por alguns veículos, enquanto outros meios de comunicação ainda o consideram em disputa.
Atualmente, Biden tem 264 delegados (com o Arizona) e Trump, 214. Se Biden vence a Pensilvânia, alcançaria 284 votos eleitorais. Desconsiderado o Arizona, uma vitória de Biden no Estado daria a ele 273 votos eleitorais. Em ambos os cenários, o democrata seria eleito.
Arizona
O Arizona é considerado e desconsiderado na previsão pois alguns veículos de comunicação ainda não deram o Estado a Biden. Atualmente, o democrata lidera a apuração com cerca de 47 mil votos de diferença sobre Trump.
Em Opera Mundi, temos o seguinte padrão: damos o Estado a um dos candidatos após ao menos dois veículos dos EUA o fazerem. No caso do Arizona, o demos para Biden após as confirmações da Associated Press e da Fox News.
Outros veículos de imprensa importantes, incluindo as maiores redes de televisão, ainda não o fizeram, aguardando a entrada de mais votos, principalmente na região de Phoenix. Notamos neste ano que as emissoras têm sido bastante conservadoras em suas previsões. Continuamos acompanhando a situação do Arizona e monitoramos se Fox News e Associated Press mudam suas projeções. Até o momento, eles mantêm as previsões. Segundo as pesquisas, Biden tinha vantagem no Estado.
Geórgia
O democrata Joe Biden ultrapassou o presidente Donald Trump na apuração dos votos na Geórgia na madrugada desta sexta-feira (06/11). Com mais de 98% das urnas apuradas, Biden tinha 1.097 votos a mais que o republicano por volta das 10h40 desta manhã.
Caso Biden vença na Pensilvânia e na Geórgia, alcançaria 300 votos eleitorais, considerando os 11 do Arizona. Sem levar em conta os votos deste Estado, ainda assim o democrata venceria com 289 delegados.
Nevada
O Estado já tem 89% das urnas apuradas. Biden lidera com 49,4% dos votos. Trump aparece com 48,5%. Condados como Clark, onde está Las Vegas, e Washoe, onde fica Reno, ainda podem render mais votos a Biden. Clark ainda não atingiu os 90% da apuração.