Bip Bip: a alegria dos tempos atrás

Compartilhe:

Graça Lago, jornalista – 

Lembrança linda da Maria Christina Ferreira sobre a criação e o início do Bloco do Bip-Bip:

“Fui uma das fundadoras do bloco, assim como João Gordo, Juninho, Campusca, Marcão Marcão e Arnaldo do BB, Bigode, Léo Preto, Alfredinho, um monte de gente.
Só tinha instrumento de percussão, porque harmonia atrapalharia nossa desorganização, nossa desharmonia. E eu fazia uma lista de sambas conhecidões, carnavais das antigas, pra não dar aquele branco, pro bloco não brochar.




Tinha um adendo no estatuto que nunca existiu, proibindo samba enredo, proibindo gente pedir samba que ninguém conhecia, proibindo samba ruim. (Este adendo foi de minha autoria). Tipo todo mundo canta.
Horas e horas na concentração fazendo barulho em frente ao bar, uma mesa com os coroas impávidos jogando tranca.

Lá pras tantas brahmas saíamos na maior empolgação, ganhávamos a Nossa Senhora de Copacabana. Chegando na esquina de Djalma Ulritch os mais empolgados querendo seguir até Miguel Lemos, João Gordo, suando em bicas carregando e tocando surdo “Porra! Já chega!”

E eu seguia os sábios conselhos de João Gordo, já que a sede era das boas e entrava na rua ao som do surdo e dos sábios cantando, enquanto os animadinhos seguiam no meio do caos do trânsito. Eu tocava prato e faca, que ali não tinha músico profissional, a esbórnia era liberada. Mas, no frigir das brahmas, me soava até que bonito.

Voltando ao bar, os coroas continuavam impávidos colossos jogando tranca, todo mundo avançava na geladeira, a esbórnia continuava e os vizinhos atiravam ovos.
Ano seguinte me fantasiei com uma caixa de ovos em cima da cabeça, pra receber com galhardia as ovacionadas.
É muita saudade desse tempo, dessas pessoas.”

O Bem Blogado precisa de você para melhor informar você

Há sete anos, diariamente, levamos até você as mais importantes notícias e análises sobre os principais acontecimentos.

Recentemente, reestruturamos nosso layout a fim de facilitar a leitura e o entendimento dos textos apresentados.
Para dar continuidade e manter o site no ar, com qualidade e independência, dependemos do suporte financeiro de você, leitor, uma vez que os anúncios automáticos não cobrem nossos custos.
Para colaborar faça um PIX no valor que julgar justo.

Chave do Pix: bemblogado@gmail.com

Tags

Compartilhe:

Categorias